SEMPRE BRIOSA

Briosa... se jogasses no céu, morreria só para te ver jogar!

quarta-feira, 31 de maio de 2006

DEFESO

Como já devem ter reparado também este blogue entrou "oficialmente" no defeso, sendo que apenas em caso de notícia de relevo, relacionada com a nossa Briosa, quebrará a onda letárgica que há pouco tempo iniciou.

Quando pouco ou nada há a comentar mais vale "fechar" a loja até ao arranque da preparação da nova época, do que inventar temas para "encher chouriços"...

Concentremo-nos - por ora - na participação no Mundial que a nossa Selecção em breve iniciará.

NOVO REFORÇO



Aí está um reforço de qualidade para a nossa Briosa: Medeiros, defesa central, que esteve nas últimas quatro épocas ao serviço do Vitória de Guimarães, chegou a acordo com a Académica.

Sendo um jogador cujas qualidades futebolísticas aprecio bastante, dou-lhe as boas-vindas, desejando-lhe ainda as maiores felicidades com a nossa camisola.

segunda-feira, 29 de maio de 2006

Ó ZÉ, AFINAL QUANTO É QUE PEDISTE?

Está bonito, está!

Mas quem será que fala verdade no meio deste bate-papo? Se o actual presidente da Briosa estiver a incorrer na mentira, também é um facto que Zé Castro deveria dizer o que realmente se passou, quanto mais não seja para repôr a verdade em nome do seu academismo.


"Foi feita uma proposta ao Zé Castro para renovar. Ascendia a mais de vinte mil euros mensais, mas o atleta disse que só renovaria se fosse o mais bem pago do clube. Tenho pena em o ver sair"

José Eduardo Simões


"Esse senhor não diz uma única verdade, nem merece a minha atenção, nem qualquer resposta. Quem me conhece desde pequeno, dos sete anos, da Académica sabe que falo verdade e esse senhor está há bem pouco tempo no clube"

Zé Castro

quarta-feira, 17 de maio de 2006

SEJA BEM-VINDO!



Manuel Machado foi hoje apresentado como treinador da Briosa. Na sessão de apresentação teceu as seguintes considerações:

«Quero trabalhar com coerência e ambição, para não defraudar as expectativas que depositaram em mim. No meu horizonte imediato, está a garantia de conseguir o mais rapidamente possível a manutenção, não mais que isso»

«Saí do Nacional apenas por questões meramente geográficas e familiares, não em ruptura com o presidente do Nacional, Rui Alves».

A sua equipa vai ser composta pelo adjunto José Augusto e pelo treinador de guarda-redes Luís de Matos, o qual permanece assim em Coimbra.

terça-feira, 16 de maio de 2006

QUEIXAS NA HORA DA DESPEDIDA








Pedro Silva vai mesmo deixar de ser jogador da Briosa, mas sai ressentido, já que na hora da saída faz acusações a José Eduardo Simões:

«Não vou mais ficar em Coimbra.
O presidente não cumpriu o que estava estabelecido comigo, ficando até a dever-me dinheiro»

Entretanto, também se confirma a saída de Danilo que vai sair a custo zero, indo provavelmente jogar para Espanha, no Racing de Santander.

PESCA EM SETÚBAL?



Entramos na silly season da comunicação social desportiva cá do burgo, onde boatos e rumores sobre contratações são o pão nosso de cada dia, mas a ser verdade aquilo que o JOGO hoje avança, as contratações de Auri e Binho - actualmente no Setúbal - seriam uma excelente notícia.

Dois bons jogadores para reforçarem o nosso sector defensivo e meio-campo...e mais dois para engrossarem o contingente brasileiro do nosso plantel. Mas sendo bons profissionais esta última questão seria de somenos importância.

Curiosamente, para Binho seria o regresso a Coimbra, visto que já representou a Briosa na época de 2002/03, tendo participado em 14 jogos e apontado dois golos.

CONFIRMADO!














Está confirmado pelo próprio: Manuel Machado vai ser o próximo treinador da Académica, sendo que a apresentação está agendada para quarta- feira, pelas 12 horas.

Está assim garantido - na minha modesta opinião - o grande reforço para a época 2006/07. Agora só espero que Manuel Machado não me desiluda e que, ao vir para Coimbra, perca aquela mania daqueles discursos enredados em palavras pomposas, mas por vezes inconsequentes.

MAIS DUAS ÉPOCAS



Gelson renovou segunda-feira o seu contrato com a Briosa por mais duas temporadas, segundo confirmou o próprio à agência Lusa.

Não pondo em causa o seu profissionalismo apenas receio que aquilo que se vai gastar com os ordenados do atleta não seja eventualmente utilizado num reforço de melhor qualidade...

Apesar de tudo, que seja muito feliz na nossa Briosa e que prove ser uma verdadeira mais-valia para o nosso clube.

Joeano também andou "escondido" e esta época, saíndo da sombra de Marcel, explodiu!

domingo, 14 de maio de 2006

POSSÍVEL REFORÇO



Flávio Meireles, ex-pupilo de Manuel Machado no Moreirense e Vitória de Guimarães, é apontado como possível reforço da Briosa, precisamente por indicação do (quase) novo técnico da Académica.

Não tendo eu quaisquer pruridos em relação a atletas que tenham envergado a camisola branca do clube da cidade-berço, e considerando Meireles um jogador duro e muito forte fisicamente, creio que seria um bom reforço para um plantel que se quer equilibrado, onde haja jogadores tecnicistas e com um futebol vistoso, mas em que a presença de futebolistas "operários" também é fundamental.

sábado, 13 de maio de 2006

RENOVE-SE JÁ!



Tenho lido e ouvido que a permanência de Paulo Adriano no nosso plantel ainda é uma incerteza. Em final de contrato, consta que o jogador aguarda que a Direcção tome algum tipo de iniciativa, havendo ainda o interesse de outros clubes da Liga portuguesa no seu concurso.

Ora, se um atleta da casa que sempre pautou a sua postura pela correcção e pelo profissionalismo, e que granjeia de uma excelente reputação junto da massa adepta, está à espera de um contacto para renovar, parece-me que as pessoas que actualmente dirigem o nosso clube não têm noção das qualidades futebolística e humana do Paulo, já que se dão ao luxo de abrir mão das verdadeiras referências do nosso balneário.

Se há quem acredite que não é importante reter no nosso quadro de jogadores profissionais aqueles que jogam (também) por amor à camisola e que transmitem a mística da Briosa a quem chega, eu faço parte do grupo daqueles que pensam exactamente o contrário.

Seguir-se-á Pedro Roma?

Renovem com o Paulo Adriano, e já!
Seguramente que não está a pedir uma fortuna!

sexta-feira, 12 de maio de 2006

PORTAS ABERTAS














Dário anunciou hoje que vai abandonar o Vitória de Guimarães, clube com o qual terminou o contrato.

Sendo ainda uma referência do nosso passado recente, Dário admite mesmo voltar a vestir a maravilhosa camisola da Briosa, tendo até afirmado:

"Quem disse que não posso voltar para Coimbra? Por agora, terminou o meu contrato com o Vitória e vou estudar várias propostas".

Por mim, será sempre bem recebido até porque apenas saiu da Académica por não ter chegado a acordo com José Eduardo Simões, no que a verbas respeitava. Sendo ele um profissional não me parece que isso seja um crime!
Aliás, o mesmo acaba de acontecer com José Castro, e não creio que por esse facto o atleta tenha as portas do nosso clube fechadas para sempre.

Nunca - que me lembre - Dário se referiu à Briosa em termos menos abonatórios, nem foi incorrecto, como por exemplo João Tomás, pelo que reitero que por mim tem as portas abertas.

Ainda por cima, depois de ter sofrido na pele a cultura de selvajaria de grande parte dos adeptos vimaranenses, ainda mais valor saberá dar à Briosa e aos seus maravilhosos adeptos!

TAMBÉM POR ISTO...



Como lembra hoje - e bem - o jornalista do JOGO, Luís Pena Viegas, também pelos inequívocos factos a seguir apresentados devemos estar gratos a Nelo Vingada:

1. A sequência histórica de 12 jogos sem perder, a qual permitiu a recuperação épica de 2004/2005;

2. O máximo de pontos, 39, desde que se joga a três por vitória, na época que agora findou;

3. O lançamento, ou a consolidação, de seis (!) produtos das escolas da Briosa (Zé Castro, Sarmento, Nuno Piloto, Vítor Vinha, Rui Miguel e Ito).

Querer denegrir o trabalho de Nelo Vingada em Coimbra, como alguns têm tentado fazer, só mesmo por má-fé!

quinta-feira, 11 de maio de 2006

ABRAM ALAS...

...PARA MANUEL MACHADO!



Está consumado: foi hoje anunciada a saída de Nelo Vingada do comando técnico da equipa de futebol da nossa Académica.

Está assim bem mais perto a hora da confirmação da contratação de Manuel Machado.

No momento da despedida Nelo Vingada mostrou evidente vontade em continuar e não escondeu mesmo alguma mágoa:

«Sinto que havia espaço para fazer mais pela Académica, mas os dirigentes do clube acharam que era pouco aquilo que foi conseguido durante o ano e meio em que permaneci em Coimbra, pelo que se conjugou a vontade do presidente»

«O ano passado a equipa salvou-se de uma situação crítica e este ano, com uma descida a quatro, também se manteve. Fizemos até o recorde de pontos da Académica na Liga. Por isso o meu objectivo cumpriu-se, mas isto foi tido como insuficiente»

«Foi extremamente gratificante. Tenho grande apreço pelos adeptos, em especial pela claque Mancha Negra. Os objectivos conseguidos deixam-me satisfeito. E fico satisfeito pelo facto de a Académica ter sido, talvez a seguir ao Sporting, a equipa que mais jogadores da formação utilizou».

Quanto a mim apenas digo isto:

Muito obrigado por tudo, professor Nelo Vingada.
Que a sua carreira prossiga recheada de sucesso porque homens com a sua postura educada, urbana e honesta merecem-no!

quarta-feira, 10 de maio de 2006

MEXIDAS!



Manuel Machado já terá indicado nomes de jogadores aos dirigentes da Briosa, entre os que quer segurar na equipa e os que quer contratar.

Neste último caso, Alexandre Goulart e André Pinto, ambos a acabar o vínculo que os liga ao Nacional.

Por seu lado, Gelson é pretendido por Leiria e Boavista, pretendendo ambos contratá-lo sem encargos.

Todas estas - sem excepção - me parecem boas notícias, achando que as possíveis contratações se coadunam com uma maior ambição a adoptar por parte dos responsáveis da Briosa.
Creio que podemos, e devemos, aspirar a mais altos voos, com os pés bem assentes no chão, porque basta de sentir sempre a corda na garganta nas últimas jornadas.

Não devemos, no entanto, caír no erro de Guimarães e Belenenses que assumiram ambições europeias sem terem sabido construír devidamente os plantéis para esse exigente objectivo.

NOVO TREINADOR

Afinal em que é que ficamos?

Vem Manuel Machado? Continua Nelo Vingada? Contrata-se José Peseiro? Acerta-se tudo com Norton de Matos? É Augusto Inácio o senhor que se segue? Ou Carlos Brito?

Já agora, a juntar a todas estas hipóteses, acrescento o nome de Fernando Santos, o qual não quis renovar com o AEK de Atenas. Creio que o antigo treinador de FC Porto e Sporting seria uma excelente escolha.

terça-feira, 9 de maio de 2006

GRANDE JOEANO!



Excertos da entrevista dada por Joeano. Mais só mesmo aqui:

«Belenenses e Vitória com planteis excelentes desceram de divisão. Agora é tempo de se pensar noutras coisas, de festejar a manutenção».

«Fiquei muito feliz por ser o melhor marcador da Académica, ganhando essa luta semanal, diária e saber que esse trabalho foi recompensado, que valeu a pena. Não podia esperar uma recompensa mais feliz».

«O mesmo Deus que fez brilhar Marcel, vai-me fazer brilhar a mim também».

«Nunca tive uma relação muito aberta com ele (Nelo Vingada). No início de época nunca apostou em mim, mas respeitei-o sempre e queria esse respeito para mim. Ele deu-mo e foi isso, apenas, que quis».

« A Académica é grande. Deixei já bem claro que apesar de ser brasileiro em Portugal apenas vejo a Sanjoanense e a Académica. Se aparecer uma proposta fantástica para mim e para a Académica, só assim sairei. Se for para um clube de igual ou menor dimensão nunca sairei. Eu Adoro a Académica!».

O SENHOR QUE SE SEGUE



A caminho de Coimbra?

GELSON FICA?














Num dia em que se fala da possibilidade de Nelo Vingada assumir toda a área de formação do Benfica, surgem também notícias do interesse em renovar com Gelson.

Tirando aquela sua excelente exibição em Vila do Conde, e atendendo ao desempenho do jogador, assim como às suas características , fará algum sentido renovar com ele?

PARABÉNS!



Os meus sinceros parabéns à rapaziada "blogueira" do incontornável SIMPLESMENTE BRIOSA: eles nem sequer fazem gaúdio disso - o que só lhes fica bem - mas passar a barreira das 150.000 visitas é obra!

segunda-feira, 8 de maio de 2006

E VAI UM...













Pedro Silva vai ser reforço do Sporting de Braga na próxima temporada. A confirmação do acordo com os minhotos foi avançada pelo próprio jogador brasileiro à Agência Lusa.

ÓCULOS



Recomendo este útil objecto a todos aqueles que persistem em afirmar que não houve falta sobre Hugo Alcântara que justificasse a grande penalidade assinalada a nosso favor.

A todos aqueles que insinuam que foi graças ao brinde de Pedro Proença que nos salvámos!

domingo, 7 de maio de 2006

COMO FOI POSSÍVEL?



Como foi possível que um experiente treinador, como é Nelo Vingada, deixasse um talento como Joeano tanto tempo na sombra de Marcel?

Só vejo uma explicação para isso: a pressão colocada pela Direcção para que Marcel jogasse, visando a sua valorização e posterior venda.

Mas a verdade é apenas esta: Joeano marcou 13 golos, jogando praticamente (apenas) meia época!

VALEU A PENA SOFRER!



AMO-TE
BRIOOOOOOOOOOSA!

MUCHA SUERTE, NIÑO!














Zé Castro praticamente garantiu, após o jogo de hoje, que na próxima época vai vestir a camisola do Atlético Madrid.

NA HORA DA DESPEDIDA...













«Queria saudar a Académica, a cidade de Coimbra, a direcção, os adeptos, os sócios e, particularmente, a Claque Mancha Negra que foi fantástica na ajuda. Vai para eles também um a abraço muito especial.

Valeu a pena para que de uma forma apaixonada e muito sentida conseguíssemos este objectivo. Não é para repetir porque a Académica não merece que isto se repita por muitas vezes.

Vivi experiências fantásticas ao longo da minha carreira, mas esta ficará gravada na minha memória. Os jogadores foram às vezes irregulares, às vezes menos eficazes, a equipa técnica também, mas acabámos por constituir uma família forte e consistente que nos ajudou nos momentos menos bons.

Nem tudo foi mau, tendo até acabado bem, sentimos que ficámos aquém, mas curiosamente a Académica bate o seu recorde de pontos na I Liga. Tinha conseguido um máximo de 38 e hoje fez 39. Hoje jogámos com cinco jogadores formados na Académica e metade dos que estavam convocados também vieram dos escalões de formação.

Também conseguimos jogar com mais portugueses. Não houve nenhuma equipa na Liga que tivesse tantas lesões como nós tivemos. Basta avançar com os casos de Andrade, Nuno Luís, Dionattan, Filipe Teixeira, Paulo Adriano e Danilo. Além disso ainda temos Vítor Vinha, Sarmento e Zé Castro nas selecções. Modéstia à parte, valeu a pena este sofrimento.

Disse que a minha vida ia ser decidida depois do jogo. A esta hora não há nada que diga que vá ficar ou vá sair. Acho que há uma obra ainda por acabar, mas no futebol as obras futebolísticas não se acabam».

Nelo Vingada

QUE SOFRIMENTO!

Antes de mais:

ESTAMOS SAFOS!
CONTINUAMOS NA LIGA MAIOR!
QUE ALÍVIIIIIIIIIIIIIO!



Mas esta tarde, a cidade de Coimbra, os adeptos presentes em elevado número no estádio, todos os outros espalhados pelo mundo, a história deste fabuloso clube, os seus pergaminhos, não mereciam tamanho sofrimento!

Aqueles minutos terríveis entre o golo da Naval, em Penafiel, e a marcação da grande penalidade que nos deu o empate e a salvação, foram aterradores!
Estivemos com os dois pés na liga de honra...mas safámo-nos in extremis!

Eu sei que não é o momento ideal para fazer uma avisada reflexão sobre tudo aquilo que se passou, mas como se pode explicar tanto masoquismo da nossa parte, numa época em que tínhamos obrigação de estar a salvo há algumas jornadas?

Responda quem quiser...ou quem puder!

Neste momento, só me apetece festejar e gritar bem alto:

BRIOOOOOOOOOOOOOOOOOSA!!!!!!

sábado, 6 de maio de 2006

FORÇA, RAPAZES!

LISTA DE CONVOCADOS

Guarda-redes:
Pedro Roma, Dani e Eduardo;

Defesas:
Danilo, Ezequias, Zé Castro, Hugo Alcƒntara, Vítor Vinha e Pedro Silva;

Médios:
Paulo Adriano, Fernando, Sarmento, Nuno Piloto, Andrade, N'Doye e Roberto Brum;

Avançados:
Ito, Gelson, Fausto, Serjão e Joeano.

AGUENTA CORAÇÃO!












Quanto mais se aproxima o Académica-Marítimo, mais este "senhor" teima em bater forte!

sexta-feira, 5 de maio de 2006

NELO VINGADA











Queria desde já enviar, a partir daqui, um grande abraço de solidariedade para o nosso AINDA treinador Nelo Vingada!

Não tendo ainda terminado a época 2005/06 parece-me de muito mau-gosto e de uma tremenda falta de respeito para com o nosso actual técnico, que já se avance com nomes de possíveis treinadores para o seu lugar.

Ainda há 1 ano, quando estivemos uma longa série de jogos sem perder, Nelo Vingada quase era endeusado pela maioria, e alvo de todos os elogios. Esta época, nesta lógica bem portuguesa de rapidamente se passar "de bestial a besta", tem sido vítima de críticas assentes nos mais variados argumentos.

Eu quero lá saber se para o ano vamos ter Manuel Machado, José Peseiro ou Norton de Matos no nosso banco! O que eu quero é que Nelo Vingada termine esta época na nossa Briosa ajudando-nos a atingir o objectivo da manutenção na liga maior.

Quando estamos na presença de um homem honesto, rigoroso, sério, educado e urbano, como é o seu caso, o mínimo que podemos fazer para o respeitar é não entrarmos nesta discussão e não alimentarmos esta "boateira" de capelinha...

quinta-feira, 4 de maio de 2006

SÉTIMA ARTE

Começou a cobiça e o ataque dos abutres: Danilo prepara-se mesmo para assinar pelo Racing Santander, da Liga espanhola, por três temporadas.

Entretanto, a rapaziada do nosso plantel vai amanhã a uma das salas de cinema do Centro Comercial Dolce Vita para assistir a um dos filmes em exibição. O objectivo passa por proporcionar aos nossos jogadores um ambiente de convívio e distracção, na semana de todas as decisões.

Só espero que não vão ver "E tudo o Marítimo levou..." ou o "Madeirense Implacável"!

quarta-feira, 3 de maio de 2006

"ADEPTÓMETRO"

Assisto há muito tempo na blogosfera futebolística nacional, em espaços de adeptos de vários clubes, a uma bizarra discussão sobre "intensidades" em relação à forma como se é apoiante de um clube.

E confesso que essa argumentação causa-me uma certa estranheza, porque para mim ninguém é mais adepto de um clube do que os demais afectos ao mesmo emblema. Podem existir inúmeras formas de vivenciar a paixão por um clube, até porque as pessoas têm personalidades intrínsecas a cada um, são diferentes no modo de reagir - umas mais extrovertidas, outras mais introvertidas - mas isso não implica que gostem mais ou menos da sua agremiação desportiva preferida, ou que sejam "mais" ou "menos" adeptos.

A intensidade da condição de adepto não se mede! Somos adeptos. Ponto final.

Mas para aqueles que são mais teimosos na defesa de um ponto de vista antagónico do meu, recomendo-lhes um instrumento de utilização preciosa: o "ADEPTÓMETRO"!

Fica a sugestão à Direcção da Briosa, para que passe a ter em cada entrada do Estádio Municipal de Coimbra, em dias de jogo da Académica, este inestimável aparelho.

terça-feira, 2 de maio de 2006

MENOS MAL



Pedro Proença (Lisboa) vai apitar o nosso jogo de domingo.

CONFIANÇA!










Total confiança por parte da nossa jovem revelação, Vítor Vinha:

“Tenho uma confiança absoluta de que, neste último jogo, as coisas vão decidir-se a nosso favor”

“Matematicamente as decisões ficaram adiadas, mas há jogos entre equipas que estão a lutar pela permanência, e algumas vão ceder. Só nos falta 1 ponto. Podemos até nem precisar, se a Naval e o Gil Vicente perderem.
Como o Pedro Roma disse depois do jogo, já conseguimos 80 por cento da permanência, falta a confirmação”

“Tudo vamos fazer para ganhar e honrar a camisola. É a forma de agradecer aos adeptos pelo apoio mostrado nesta fase final”

“Se fizermos uma retrospectiva do campeonato, tínhamos a obrigação de estar completamente tranquilos e, quem sabe, a lutar por outros objectivos. Os resultados não foram aparecendo e chegamos à ultima ronda a fazer contas.
Desde que a Académica subiu tem sido sempre assim, e este ano não foge à regra.
Talvez seja sina desta equipa ter que lutar até ao fim.”

TODOS AO ESTÁDIO!

A direcção da Académica, juntamente com a Amorim Imobiliária e a TBZ, patrocinadores do clube, vão oferecer a totalidade dos bilhetes para o jogo com o Marítimo, da 34.ª e última jornada da Liga, no Estádio Cidade de Coimbra:

Os sócios vão poder levantar:
- dois convites (se forem do sexo masculino)
- quatro convites (se forem do sexo feminino, assinalando, assim, o dia da mãe).

Para isso, basta que se desloquem ao Estádio Cidade de Coimbra e tenham as quotas em dia.Os não associados também vão poder dispor de livre acesso através do patrocínio da Amorim Imobiliária.

"No domingo queremos encher o Estádio, queremos ter trinta mil espectadores a apoiar a Académica do princípio ao fim do jogo. E, no final, dar uma alegria a todos os que gostam da Académica.
Vamos pintar com as cores da Académica o nosso Estádio – é esse o nosso objectivo e o nosso desafio."

José Eduardo Simões

Os locais de levantamento dos bilhetes são no Balcão Studio Residência e no Balcão de Informações do Centro Comercial Dolce Vita, entre as 10:00 e as 24:00.

Para além da manutenção na liga principal, pretende-se ainda atingir o recorde de assistência no estádio municipal: os 28.214 espectadores que assistiram ao jogo Inglaterra-Suíça, no Euro'2004, e os 25.500 que este ano presenciaram o Académica-Benfica, no campeonato, constituem as melhores assistências registadas no Estádio Cidade de Coimbra.

Vamos a isso!

segunda-feira, 1 de maio de 2006

OS MELHORES NO RESTELO



No meu exercício diário de leitura dos vários blogues afectos à Briosa, li coisas absolutamente espantosas sobre o desempenho de alguns dos nossos jogadores, ontem no Restelo.

Não costumo distinguir ninguém, porque o futebol é um jogo de equipa, e não uma modalidade de cariz individual, mas para mim, que estive no estádio, estes foram os melhores, pela classe, pela garra e pela entrega ao jogo:




Em relação ao desempenho de Zé Castro, o qual tão discutido tem sido, não questiono o seu amor pelo clube, mas é um facto que as suas últimas exibições têm deixado muito a desejar. Ontem, revelou muita insegurança, mas reconheço que podem haver motivos de ordem física que limitam as suas actuações.

Ém facto que tem feito uma época mediana, e isso ninguém pode negar. E seria ainda bom que as pessoas se habituassem a conviver com a crítica, e não vissem nisso tentativas de destruição da carreira de ninguém. O tempo das vacas sagradas já era...

Faço votos para que o Zé Castro volte aos elevados níveis exibicionais que já patenteou...algo que provavelmente vai acontecer mas já com outra camisola.