SEMPRE BRIOSA

Briosa... se jogasses no céu, morreria só para te ver jogar!

domingo, 24 de setembro de 2006

SOUBE A POUCO!



Boavista, 2 - Académica, 2

Concordo em absoluto com as palavras de Manuel Machado, logo após o final do jogo: este resultado soube a pouco!

Paradoxo dos paradoxos: antes desta partida consideraria um empate no Bessa como um bom resultado, após o Boavista chegar ao 1-0 ainda mais consideraria a igualdade uma prenda divina, sobretudo porque a Académica estava a revelar-se uma equipa vulgar, sem chama, dominada pelos da casa, com um desacerto terrível nos passes e com os jogadores a revelarem um atabalhoamento atroz, no que ao seu posicionamento no terreno respeitava.



Veio o 1-1 a fechar a primeira parte, com Lino a fazer um golo fantástico, através de um pontapé forte e colocado na marcação de um livre directo. Esse foi o tónico para uma segunda parte quase brilhante por parte da Briosa.

A nossa equipa transfigurou-se, passou a dominar, criou mais lances de perigo e chegou "naturalmente" ao 2-1, através de Gyano: canto do lado direito, com a bola a ser disputada por Litos e Linz. Na sobra, o húngaro foi mais rápido e atirou para o fundo da rede de William.

A partir desse momento, a intranquilidade axadrezada jogou a nosso favor. Tivesse havido maior serenidade e clarividência na finalização, e talvez tivessemos garantido os 3 pontos.

Infelizmente, e contra a toada do jogo, digo eu, o Boavista empatou! Canto a favorecer os axadrezados, apontado por Ricardo Sousa, com Hélder Rosário a desviar, de cabeça, para a rede e a estabelecer nova igualdade. Foi pena!

Até final a Briosa geriu bem a corrente do jogo e garantiu 1 pontito! A primeira vitória nesta edição 2006/2007 da liga esteve mais uma vez tão perto...

Gostei particularmente das exibições de Lino, Litos e Gyano.



Tenho pena que Hélder Barbosa tenha ficado de fora por lesão, porque este seria seguramente um jogo para ele brilhar.

Agora venha o Nacional para ver se é desta que sacamos 3 pontos!

sábado, 23 de setembro de 2006

LISTA DE CONVOCADOS

Para o jogo de amanhã, no Bessa, Manuel Machado vai contar com:

Pedro Roma, Douglas, Káká, Alexandre, Roberto Brum, Hélder Barbosa, Paulo Sérgio, Filipe Teixeira, Medeiros, Lino, Vítor Vinha, Miguel Pedro, Litos, Sarmento, Sonkaya, Nuno Piloto, Gyano, Pavlovic, Dame e Nestor.

quarta-feira, 20 de setembro de 2006

NOMEAÇÃO

Pedro Proença foi hoje nomeado para apitar o próximo Boavista-Académica.

terça-feira, 19 de setembro de 2006

VEIA MONÁRQUICA?

Como? Importa-se de repetir?

domingo, 17 de setembro de 2006

"VAMOS CHEGAR LÁ"


«Houve três momentos junto da nossa baliza relativamente fáceis para o Pedro Roma e houve uma falha defensiva que deu o golo ao adversário.

Por isso o grande mérito do Belenenses neste jogo passa por duas vertentes: uma gestão relativa no plano defensivo e um grande aproveitamento das oportunidades que criou.

Em contrapartida a Académica dominou o jogo, criou várias ocasiões para marcar, não se abateu com o golo adversário e foi a única equipa que trabalhou ganhar.

Mesmo que o resultado fosse 3-1, de maneira alguma esse resultado reflectiria o que se passou. Se me preocupa o terceiro jogo sem ganhar?

Preocupa-me a eficácia, preocupa-me os níveis de construção ofensiva, preocupa-me o nível de gestão do esforço do adversário. Sei por experiência própria que é preciso tempo, já tenho alguma experiência e com trabalho acredito que vamos chegar lá».

Manuel Machado

MAS QUE GRANDES "EMPATAS"!

Um jogo em que se viu uma primeira parte muito equilibrada, onde a Briosa não conseguiu segurar a vantagem, deixando o Belenenses chegar ao empate, e passar a controlar as operações até ao intervalo.

No segundo tempo, a Académica mandou no jogo mas nunca conseguiu o desejado 2º golo, pelo que continuamos a marcar passo, e Manuel Machado tarda em ensinar a lição de modo correcto aos seus pupilos.

Os golos foram de Gelson, aos 14 minutos, fruto de um trabalho fabuloso de Hélder Barbosa e de Nivaldo, aos 38 minutos.

sexta-feira, 15 de setembro de 2006

VAMOS LÁ COMEÇAR A GANHAR!



«Agora é altura de corrigirmos os erros que cometemos frente à Naval e precisamos de ganhar ao Belenenses.

No último jogo tivemos falta de inteligência e concentração, mas pressão só conheço a da panela ou a da caldeira.

Não adianta criar cenários negros, pois isso não vai abalar a confiança no trabalho que se está a desenvolver.

O Belenenses é uma equipa mais madura, mas menos veloz no ataque do que a Naval.»

Manuel Machado

quarta-feira, 13 de setembro de 2006

NOMEAÇÃO

Nuno Almeida, do Algarve, vai apitar o Académica-Belenenses do próximo fim-de-semana.

segunda-feira, 11 de setembro de 2006

POLUIÇÃO PUBLICITÁRIA











Detesto ter de assumir uma atitude de purismo ou de serôdio conservadorismo mas quem é que teve o raio da ideia de poluír a maravilhosa camisola da Briosa com publicidade em excesso?

Eu sei que tanta contratação tem de ser bem paga, e para isso tem que haver receitas, mas caramba, quase não se vê o emblema da Académica entre tantos "Finibancos" e "Dolce Vita".

Revejam lá isso por favor...

domingo, 10 de setembro de 2006

MACHADO EM DISCURSO DIRECTO


A derrota de hoje na óptica de Manuel Machado:

«Parabéns à Naval, que apresentou melhores processos e foi um justo vencedor.

Perder é sempre difícil, sobretudo no primeiro jogo em Coimbra, mas tenho de dar os parabéns ao meu colega Rogério Gonçalves.

Até à expulsão, houve equilíbrio, apesar da nossa vantagem. Tivemos maior eficácia ofensiva. Todavia, a expulsão do central da Naval acaba por motivar a derrota da Académica.

Pensa-se que a expulsão de um adversário dá para tudo, perdeu-se o respeito ao adversário e só não sofremos uma derrota mais pesada porque a Naval ainda desperdiçou algumas oportunidades. Que nos sirva de lição...»

ACADÉMICA, 1 - NAVAL, 2

Foi tão decepcionante o que se passou no ECC que nem me apetece escrever nada...

Em três minutos (62m e 65m), se fez o resultado do nosso descontentamento, mas tenho que o dizer: perfeitamente justo face ao que se passou no relvado!

Com esta equipa em formação e com tantos jogadores novos, Manuel Machado tem muito, mas mesmo muito trabalhinho a fazer, caso contrário vamos passar por situações muito complicadas.

sábado, 9 de setembro de 2006

LISTA DE CONVOCADOS

Os eleitos de Manuel Machado para o Académica-Naval de amanhã, às 19 horas, são:

Guarda-redes:
Pedro Roma e Eduardo.

Defesas:
Danilo, Kaká, Medeiros, Lino e Sonkaya.

Médios:
Nuno Piloto, Vítor Vinha, Alexandre, Roberto Brum, Filipe Teixeira, Paulo Sérgio e Miguel Pedro.

Avançados:
Hélder Barbosa, Raul Estevez, Nestor Alvarez e Gelson.

quinta-feira, 7 de setembro de 2006

BOAS NOTÍCIAS










Nuno Luís e Dionattan estarão, em breve, em plenas condições físicas. O primeiro deverá regressar na 3ª jornada, enquanto Dionattan ainda não se treina com os restantes colegas, mas tal deve acontecer já na próxima semana.

domingo, 3 de setembro de 2006

VITÓRIA NA PAMPILHOSA

A Briosa bateu este sábado o Pampilhosa por 3-1. O rumo do marcador foi o seguinte: 0-1: Nestor aos 13' 1-1: Sérgio Grilo aos 45'+2' 1-2: Gyano aos 50' 1-3: Dame aos 80'.

Mesmo a feijões, sabe sempre bem ganhar, seja na Pampilhosa, seja na Luz, seja em Alvalade. Que seja um estímulo para o jogo da segunda jornada da primeira liga, em casa com a Naval.