SEMPRE BRIOSA

Briosa... se jogasses no céu, morreria só para te ver jogar!

domingo, 31 de dezembro de 2006

2007

Feliz ano novo para toda a família da Briosa!

sexta-feira, 29 de dezembro de 2006

CLIMA "QUENTE" EM COIMBRA

A Lusa noticia hoje que o antigo vereador socialista da Câmara de Coimbra, João Silva, desafia José Eduardo Simões, a demitir-se. Segundo ele:

«O presidente da Académica tem de estar acima de qualquer suspeita. A atitude mais correcta em termos dos valores da Académica seria a demissão.

A Académica não é um simples clube de futebol. É uma referência em termos de postura, de ética, da própria luta no passado contra o regime anterior e de procura dos valores democráticos (...) é uma situação profundamente desagradável para o bom nome da Academia, da Câmara e da cidade (...) a decisão dos órgãos da Académica de apoiar o presidente é uma realidade confrangedora.

Não vejo que a Académica possa continuar impávida e serena.»

quinta-feira, 28 de dezembro de 2006

FINAL DE ANO ANIMADO

Numa altura em que se anuncia forte cobiça pelo concurso do nosso talentoso Filipe Teixeira, nomeadamente da parte de um clube português e de dois clubes espanhóis, também se noticia que Rodrigo Santiago, advogado de José Eduardo Simões, vai requerer até 15 de Janeiro a instrução do processo em que está envolvido o presidente do nosso clube.

quarta-feira, 27 de dezembro de 2006

UM 2007 COM NOVIDADES?

José Eduardo Simões é acusado pelo Ministério Público de oito crimes de corrupção passiva, segundo noticia a Agência Lusa.

Estão em causa quatro crimes de corrupção passiva para acto ilícito, cujas penas previstas vão de um a oito anos de prisão, e quatro de corrupção passiva para acto lícito, com penas até dois anos de prisão ou multa.

Existe a suspeita de que José Eduardo Simões tenha favorecido promotores imobiliários a troco de donativos para a Académica.

Foram ainda apreendidos 103.600 euros que se encontravam em envelopes no seu automóvel. O Ministério Público entende que esse montante deve ser entregue ao Estado a título definitivo.

sábado, 23 de dezembro de 2006

BOAS FESTAS



A toda a família Académica votos de um Santo Natal e um Excelente 2007!

quarta-feira, 20 de dezembro de 2006

MEXIDAS NO PLANTEL

Adivinham-se mexidas no plantel da Briosa: pelos vistos existe interesse em garantir o concurso do brasileiro Adriano, do FC Porto, segundo confirmou hoje Vasco Gervásio, vice-presidente da Académica.

O interesse no regresso do defesa brasileiro Ezequias, pouco utilizado por Jesualdo Ferreira, e em outros jogadores dispensáveis do FC Porto, como, por exemplo, o médio português Diogo Valente, também estão a ser equacionados.

Além de um ponta-de-lança e de um defesa central, existe interesse em contratar um defesa direito, o qual deverá vir também do FC Porto.

Sonkaya, emprestado no início da temporada à Académica pelos portistas, deverá regressar ao Dragão, onde se decidirá o seu destino.

Para já, confirmado está o regresso do defesa lateral Lira.

domingo, 17 de dezembro de 2006

SPORTING, 1 - ACADÉMICA, 0



Tivesse havido maior qualidade no nosso jogo na primeira parte, houvesse uma melhor leitura do jogo por parte de Manuel Machado para explorar as evidentes deficiências no jogo leonino, tivéssemos mostrado maior eficácia ofensiva na etapa complementar, quando jogámos de igual para igual com este candidato ao título, e talvez estivessemos agora a festejar um resultado bem positivo em Alvalade.

Louve-se, apesar disso tudo, a coragem em jogar o jogo pelo jogo, num estádio a abarrotar de adeptos sportinguistas e a boa impressão deixada na segunda parte.

De qualquer modo, três derrotas consecutivas são sempre três derrotas consecutivas.

Ficha de jogo

Liga Bwin – 14ª jornada

Estádio José Alvalade, em Lisboa.

Árbitro: Bruno Paixão (Setúbal).Árbitros Assistentes: António Godinho e Paulo Ramos.

Sporting – Ricardo; Caneira (Abel, 57m), Miguel Veloso, Tonel, Ronny, Carlos Paredes, Nani, Tello, João Moutinho, Bueno (Alecsandro, 67m) e Liedson.

Treinador: Paulo Bento.

Suplentes não utilizados: Tiago; Yannick Djaló, Farnerud e João Alves.

Disciplina: Cartão amarelo para Alecsandro (89m) e Tello (90m).

Golo: Liedson (26m).

Académica – Pedro Roma; Paulo Sérgio, Káká, Danilo, Alexandre (Dionattan, 69m), Roberto Brum (Gelson, 59m), Lino, Dame, Miguel Pedro (Gyano, 45m), Filipe Teixeira e Nestor Alvarez.

Treinador: Manuel Machado.

Suplentes não utilizados: Douglas; Medeiros, Vítor Vinha e Paulovic.

Disciplina: Cartão amarelo para Nestor Alvarez (47m) e Gelson (69m).

sexta-feira, 15 de dezembro de 2006

RECORDANDO O JOGO DE HÁ 1 ANO...













«As recordações desse jogo são as melhores. Foi uma vitória importante, numa altura em que precisávamos de pontos.
O Sporting atravessava um momento difícil e a prova é que acabou por trocar de treinador após essa partida.
Agora, o contexto é completamente diferente, a equipa está mais forte e tem excelentes jogadores, capazes de fazer a diferença»

Filipe Teixeira

«No futebol, uma das tarefas dos jogadores é quebrar tabus. E neste caso havia 30 anos que a Académica não vencia em Alvalade.
É sempre gostoso repetir as coisas boas da vida.
O Sporting investe muito nas camadas jovens e isso ajuda a criar uma grande identidade e identificação com a camisola e os adeptos. Eu sei o que isso é porque cresci no Fluminense, onde passei 11 anos.»


Brum

LIRA VAI FICAR

Lira, que esteve emprestado pela Académica ao Botafogo, vai ser inscrito no mês de Janeiro e será o nosso primeiro reforço de Inverno.

LISTA DE CONVOCADOS

Para o Sporting-Académica de amanhã, Manuel Machado vai contar com os seguintes jogadores:

Pedro Roma, Douglas, Kaká, Lino, Medeiros, Vítor Vinha, Danilo, Alexandre, Roberto Brum, Paulo Sérgio, Filipe Teixeira, Dionattan, Milos Pavlovic, Miguel Pedro Gelson, Gyano, Nesto Alvarez e Dane.

MALÓ AVANÇA

Numa semana complicada para José Eduardo Simões, Maló de Abreu anuncia a sua candidatura à presidência da Briosa.

domingo, 10 de dezembro de 2006

ACADÉMICA, 1 - MARÍTIMO, 2

Estando aí à porta um ciclo terrível de jogos, estava convicto de que hoje era contenda para ganharmos. Infelizmente marcámos passo, já que uma vez mais o Marítimo veio a Coimbra complicar-nos a vida. Estes são os tais que quase nos iam atirando para a Liga de Honra!

Foi uma partida muito equilibrada, onde qualquer uma das equipas poderia ter vencido. Os factores eficácia e consistência acabaram por ter um grande peso no desfecho já que Nestor Alvarez, Dame e Gelson estiveram muito perdulários, ao contrário do zairense Mbesuma, já que bisou e possibilitou assim aos madeirenses chegarem ao 0-2.

A partir do nosso golo - da autoria de Gyano - aos 80 minutos, aproveitando uma falha de Marcos, a remate de Dame, só deu Briosa e por uma "unha negra" não conseguimos chegar ao 2-2.

Sem dúvida, que foi um jogo onde qualquer desfecho poderia ter ocorrido. Infelizmente para nós, pecámos demasiado na eficácia no momento de finalizar. O Marítimo fez apenas 3 remates à baliza e conseguiu 2 golos! Isto diz tudo.

sábado, 9 de dezembro de 2006

QUE SAUDADES DA BRIOSA EUROPEIA!



















Lyon-Académica (Manuel António tenta chegar ao golo)















Kuopion-Académica (Nené marca o único golo deste jogo na Finlândia)













Magdeburgo-Académica (depois da derrota por 1-0 na R.D.A. reviravolta na eliminatória com uma vitória por 2-0 em Coimbra)














Manchester City-Académica (A Briosa ainda aguentou até ao minuto 30 do prolongamento...)




















Um jovem que brilhou na Europa com a camisola da Briosa: Artur Jorge.





















Um grande talento chamado Vítor Campos, que fez excelentes exibições na eliminatória com o Magdeburgo.









O quadro-resumo da nossa carreira europeia (clicar duas vezes em cima do quadro para aumentar o tamanho).

LISTA DE CONVOCADOS

Guarda-redes:
Pedro Roma e Eduardo

Defesas:
Kaká, Lino, Nuno Luís, Vítor Vinha e Danilo

Médios:
Alexandre, Roberto Brum, Paulo Sérgio, Filipe Teixeira, Dionattan, Milos Pavlovic e Miguel Pedro

Avançados:
Gelson, Gyano, Nestor Alvarez e Dame

sexta-feira, 8 de dezembro de 2006

"QUEREMOS OS TRÊS PONTOS"













«Não será difícil manter a Académica e perspectivo um final de época tranquilo. Mesmo sem reforços em Janeiro, iria com esta equipa até ao final.

O sector defensivo tem sido menos eficaz que o ofensivo. Temos estado a trabalhar o problema das bolas paradas, no sentido de obstar que as situações menos agradáveis se multipliquem.

Com o Marítimo, é um jogo difícil, mas embalados por um passado recente a nível exibicional e com base nos últimos resultados em casa, três vitórias consecutivas, queremos os três pontos.»

Manuel Machado (Record)

quinta-feira, 7 de dezembro de 2006

CAMISOLA OFICIAL 2006/07
















A minha camisola oficial da Académica, versão 2006/07 já cá canta, uma vez mais para fazer a alegria deste modesto colecionador de merchandising da Briosa.

Devo concordar que esta versão é mais bonita do que aquela com que iniciámos esta época, em que havia umas pequenas riscas brancas. Só não gosto do facto do emblema ser estampado, mas enfim...

Aqui ficam então os preços de todos os modelos disponíveis:

> Camisola oficial Preta manga curta: XL, L, M, S, XS, XXS – Preço: 44,90€
> Camisola oficial Preta manga comprida: M, XS – Preço: 44,90€

FEIRENSE, 2 - ACADÉMICA, 1



Não há mesmo volta a dar a este enguiço. Ainda não foi desta que batemos o Feirense, líder da Liga de Honra.

quarta-feira, 6 de dezembro de 2006

LIRA

Lira, lateral-esquerdo brasileiro que tem contrato com a Briosa até 2009, está dependente da opinião de Manuel Machado para saber se vai, ou não, integrar o plantel da nossa Briosa.

De qualquer modo, segundo é referido em alguma comunicação social, o futuro de Lira deve mesmo acabar por passar por nova cedência, existindo vários clubes brasileiros interessados no seu concurso.

terça-feira, 5 de dezembro de 2006

"NÃO ME RESPONSABILIZEM..."









«O passivo em 2002 era de cerca de 6 milhões de euros e quando saí do clube não havia qualquer processo contra a Académica, logo não me responsabilizem pelo actual passivo de 12 milhões de euros. Com as receitas de hoje, comigo não haveria passivo.

[sobre o facto de ter sido acusado na última Assembleia-Geral por José Eduardo Simões de ser o principal responsável pelo actual estado das finanças da colectividade] O actual presidente deve estar com qualquer problema e esquece-se do que faz.

Estamos melhores no ponto de vista de receitas com a mestria do presidente na captação das mesmas, contudo está-se pior porque se deve mais dinheiro, pois o passivo aumentou de forma assustadora.


Não sou candidato, definitivamente. Vejo com bons olhos outros, como Álvaro Amaro, Manuel António e José Belo, entre outros.»

Emílio Campos Coroa (Record), em entrevista à RUC

domingo, 3 de dezembro de 2006

"RESULTADO ENGANADOR"











«O jogo teve duas histórias: a do jogo propriamente dito e a do resultado. Sobre a primeira posso dizer que foi um bom espectáculo, com fluidez, disputado de forma aberta e no terreno todo.

Sobre o resultado, penso que a permissividade no jogo aéreo, nos lances de bola parada, foi determinante para um desfecho enganador para quem não viu o jogo».

Manuel Machado (Record)

OLHOS NOS OLHOS



Sp.Braga, 4 - Académica, 2

Ponto prévio: esta noite, assisti a um grande jogo de futebol, aberto, rasgado e ousado. A todos os seus críticos que dizem que as suas equipas só sabem defender e não jogam para o espectáculo - transformando os seus jogos em verdadeiros bocejos -, Manuel Machado deu uma bela resposta.

Afirmo sem qualquer hesitação que jogámos no campo de um candidato ao título, porque tem plantel e infraestruturas para isso, e porque joga melhor futebol que Sporting ou Benfica.

Por tudo isso, e pelo próprio desenrolar do jogo, ainda mais deve ser enaltecida a forma como os enfrentámos, olhos nos olhos. A Briosa entrou muito bem e - sem surpresa - adiantou-se logo aos três minutos, através de Lino, numa jogada de rápido contra-ataque.

Para mal dos nossos pecados, quando tentávamos segurar a vantagem, Cesinha, aos 9 minutos, e Paulo Jorge, aos 16, colocaram os bracarenses em vantagem.

Como a nossa postura se manteve inalterada, e como os nossos jogadores nunca baixaram os braços, Litos, aos 40 minutos, repôs a igualdade no marcador, com inteira justiça.

Aliás, ao intervalo, as estatísticas diziam que tínhamos atacado e rematado mais, e que a maior percentagem de posse de bola era nossa. Sintomático, sobretudo num terreno onde FC Porto e Benfica já perderam!

No segundo tempo, quando sinceramente acreditava que podíamos chegar à vantagem, fruto da nossa exibição nos primeiros 45 minutos, João Vieira Pinto, aos 51 minutos, e Frechaut, aos 60, fixaram o resultado final em 4-2.

Não fosse a nossa desatenção defensiva em três dos lances que ditaram os golos dos bracarenses e a esta hora estávamos com um sorriso rasgado nas nossas caras.

Um grande jogo de futebol, num estádio bem bonito e numa partida da qual a Briosa sai claramente de cabeça bem levantada.

sábado, 2 de dezembro de 2006

OPERAÇÃO "BRAGA"

Lista de convocados

Guarda-redes:
Pedro Roma e Douglas

Defesas:
Kaká, Litos, Lino, Vítor Vinha e Nuno Luís

Médios:
Paulo Sérgio, Miguel Pedro, Pavlovic, Roberto Brum, Alexandre, Filipe Teixeira e Dionattan

Avançados:
Dame, Gyano, Nestor Alvarez e Sarmento

sexta-feira, 1 de dezembro de 2006

VINTE PRECIOSOS PONTINHOS













«Queremos enfrentar a segunda volta de forma tranquila, sem aflições. A meta dos 19/20 pontos no final da primeira volta seria excelente, mesmo para recuperar os pontos perdidos em casa, com a Naval e o Nacional.

[Atendendo ao ciclo Sp. Braga e Sporting fora, Marítimo e Benfica em casa] Melhor se o resultado do jogo de Braga for com o máximo de pontos, os três.

Algum dia vamos ganhar fora, coisa que ainda não aconteceu. Deslocamo-nos com esse pensamento, mas pontuar já seria interessante. O Braga também já cedeu pontos em casa esta época.»

Manuel Machado (MaisFutebol)

AS ÁGUAS ANDAM AGITADAS

Uma noite muito agitada. Apesar de tudo, houve aprovação de Relatório e Contas.

Vamos ver se os ânimos serenam e se tudo volta aos "eixos", apesar de ser óbvio que isso vai ser muito difícil até porque as eleições estão cada vez mais próximas. Logo...