SEMPRE BRIOSA

Briosa... se jogasses no céu, morreria só para te ver jogar!

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

Triunfo sem mácula



Antes de mais, devo reconhecer que me congratulo pelo facto desta noite termos defrontado um emblema histórico do futebol português - tal como o nosso - cujos adeptos e dirigentes marcam a diferença, também pela positiva.

Em relação ao jogo: a Briosa venceu, fez por isso durante todo o jogo, foi sempre a melhor equipa no terreno, exceptuando na parte final dos primeiros 45 minutos, pelo que os 3 pontos são conquistados com inteira e absoluta justiça.

Entrámos melhor no jogo, a nossa defesa chegou e sobrou sempre para as investidas do avançados de Belém, Filipe Teixeira esteve sempre em grande destaque, organizando e pautando o nosso jogo e lançando o contra-ataque, e não fora mesmo um Gyano demasiado macio e perdulário, e talvez tivessemos ido para o intervalo, já em vantagem. Pareceu-me sempre que Dame nunca teve um companheiro à altura na nossa frente de ataque, já que o húngaro passou ao lado do jogo.

Na segunda metade, com as saídas de Vinha e de Gyano, e com as entradas de Pitbull e de Nestor Alvarez, o nosso futebol ganhou maior acutilância, a nossa linha atacante alargou-se, criando assim maiores problemas ao sector defensivo azul.

Foi por assistir a essa toada de jogo, que sem qualquer surpresa vi a Briosa chegar à vantagem, graças a um belo lance de Nestor que controlou a bola, rodopiou e rematou rasteiro para dentro da baliza de Costinha. Gesto de pura classe!

Infelizmente, e devido a mais um deslize da nossa defesa, essa vantagem durou muito pouco tempo, já que dois minutos depois, Nivaldo igualou novamente a partida. Desconcentração excessiva?

Tendo, a partir daí, havido algum perigo, criado a partir dos pés do nosso ex-jogador Fernando, a verdade é que a nossa equipa nunca tremeu, revelou grande maturidade e serenidade competitiva, pelo que confesso que quando Costinha decidiu dar um gigantesco brinde a Lino, deixando a bola entrar depois de a ter nas suas mãos, após livre directo marcado pelo brasileiro, não me admirei minimamente porque sempre acreditei, pelo bom futebol que a Académica praticou esta noite, que acabaríamos por chegar ao triunfo. Aliás, não é - nem vai ser - qualquer equipa que esta época chega ao Restelo, domina durante quase 90 minutos e alcança o triunfo sem ponta de mácula.

Estes 3 pontos vêm na melhor altura, até porque Aves, Beira Mar e Setúbal também pontuaram, pelo que, neste campeonato mais curto, chegou-se já a uma fase em que não podemos facilitar mais ou mesmo descurar o que quer que chega.

Sinceramente, atendendo ao plantel que temos, à massa associativa dedicada que incansavelmente apoia a nossa equipa, e atendendo ainda à competência de Manuel Machado - pese embora, por vezes não entender algumas das suas opções - acredito que se vai manter a tradição das equipas orientadas por este treinador fazerem excelentes segundas voltas, depois de inícios titubeantes.

Em jeito de conclusão, e legitimando aquilo em que acredito, deixo este registo: em 2007, em 7 jogos, vencemos 5 e perdemos 2!

Com este resultado, a Briosa mantém o 13º lugar, passa a estar a 1 ponto do Boavista... com quem vamos jogar na próxima jornada.

0 comentários:

Enviar um comentário

<< Home