SEMPRE BRIOSA

Briosa... se jogasses no céu, morreria só para te ver jogar!

sábado, 27 de outubro de 2007

Empate justo, mas a vitória não nos ficaria mal

Belenenses, 0 - Académica, 0



Mais uma época sem saborear o sabor da derrota no Estádio do Restelo, num jogo cuja história e tradição merecia bem mais público nas bancadas, e de ambas as cores, ainda por cima num final de tarde ameno.

Jogo bem disputado, empenhamento de parte a parte, tendo a Briosa sido no cômputo geral a equipa mais esclarecida, com mais e melhores oportunidades de golo, incluíndo uma bola no poste e um golo anulado.

Não tendo uma vez mais realizado uma exibição brilhante, a Académica revelou alguns pormenores interessantes, deixando a sensação de que pode melhorar.

Boa ligação entre sectores, com a defesa a revelar bons níveis de concentração - pese embora uma ou outra falha que poderiam ter criado problemas -, liderada por um Pedro Roma em grande, acabaram por ser Lito e N'Doye os jogadores em maior destaque, assumindo a tarefa de transportar a bola até à área adversária, também com Miguel Pedro a revelar uma vez mais indicações bem positivas.

Tal como aconteceu na nossa deslocação ao Bessa creio que é um empate justo, mas a vitória também não nos ficaria mal, sobretudo pela entrega dos nossos jogadores, mesmo com as falhas reveladas no momento do remate à baliza de Costinha.


Estádio do Restelo, em Belém
Árbitro: Vasco Santos (Porto)

BELENENSES
Costinha; Amaral, Rolando, Hugo Alcântara, Rodrigo Alvim, Gabriel Gómez, Zé Pedro, Silas, Mendonça, Roncatto e Weldon.

Suplentes: Marco Gonçalves, Ruben Amorim, João Paulo, Evandro, Cândido Costa, Gonçalo Brandão e Fernando.

Treinador: Jorge Jesus

ACADÉMICA
Pedro Roma; Nuno Piloto, Orlando, Kaká e Pedro Costa; Pavlovic, Cris (Paulo Sérgio) e Miguel Pedro (Hélder Barbosa); Lito (Fofana), N'Doye e Joeano.

Suplentes: Ricardo, Fofana, Hélder Barbosa, Paulo Sérgio, Litos, Gyano e Tiero.

Treinador: Domingos Paciência




No final do jogo Domingos Paciência teceu as seguintes considerações:

«Viu-se uma Académica a trabalhar bem, já com ligação entre sectores, a jogar apoiado. Quando isso acontece há mais probabilidades de marcar golos. Pena que não tivéssemos marcado na primeira parte. Mas já vi o que pretendo.

O resultado acaba por ser justo, pelas situações criadas. O Belenenses também poda ter marcado no início da segunda parte. Pela quantidade de futebol praticado penso que este empata acaba por ser um prémio justo. É sempre bom pontuar fora.

Agora há que ganhar a casa. Se conseguíssemos fazer sempre isto estaríamos a falar de outra forma.»

Etiquetas:

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Belenenses-Académica

Lista de convocados

Guarda-redes:
Pedro Roma e Ricardo.

Defesas:
Kaká, Orlando, Pedro Costa e Litos.

Médios:
Cris, Paulo Sérgio, Miguel Pedro, Fofana, Tiero, N'Doye, Nuno Piloto e Milos Pavlovic.

Avançados:
Lito, Hélder Barbosa, Joeano e Gyano.

Etiquetas:

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Todos ao Restelo!



Finalmente a BWin Liga está de volta...

A Mancha Negra organiza a viagem ao Estádio ao Restelo, jogo sábado pelas 17:15h, com o respectivo valor de Viagem + Bilhete de 11 euros para sócios MN e de 20 euros para não sócios.

Assim, apelamos à presença de todos os Academistas e simpatizantes para o APOIO à nossa BRIOSA na conquista da vitória contra o Belém..

As inscrições e informações adicionais podem e devem ser efectuadas na sede da claque, sito pavilhão Jorge Anjinho, de segunda a sexta até as 23H ou através dos telefones 936000633 / 964701787.

www.manchanegra85.com

A viagem está programada para o dia 27 com saída prevista pelas 13:30 do Pavilhão Jorge Anjinho.

Saudações Académicas,

Miguel Pedro - MNTours85

MANCHA NEGRA
Pavilhão Eng. Jorge Anjinho, R/C
Rua Infanta D. Maria
3030 -330 Coimbra
Email:
MNTours85@manchanegra85.com
MNTOURS85

Etiquetas:

Palavra de ordem: emagrecer!



Domingos Paciência:

«Os problemas estão identificados e os responsáveis do clube sabem aquilo que pretendo. Foi-me garantido que tudo será feito no sentido de melhorar a equipa.

Haverá saídas, mas também entradas. O ideal será ter dois jogadores para cada posição, mais os três guarda-redes, ou seja, 23 a 24 atletas, no máximo.

[Sobre N'Doye] Será, também, uma posição a equacionar.»

Etiquetas:

sábado, 20 de outubro de 2007

C.D. Fátima



CD Fátima, 1 - ACADÉMICA, 0
CD Fátima, 4 - FC Porto, 2
Sporting, 1 - CD Fátima, 2

Cada vez sinto menos que a nossa eliminação em Fátima tenha sido assim um escândalo tão grande...

Etiquetas:

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Critérios de gestão...

Na semana em que a Briosa vai realizar um miniestágio em Cantanhede (Complexo Desportivo da Tocha), entre amanhã e sexta-feira, surge agora a notícia de que Domingos Paciência está preocupado com o excesso de jogadores no plantel (29), pelo que pretende reduzir esse número.

Segundo é avançado na comunicação social os grandes candidatos a saír serão Peralta (médio), Pablo Castro (defesa-esquerdo) e Licá.

A confirmar-se esta notícia estranho os critérios que presidem à selecção de atletas a contratar na pré-época, e sobretudo a forma como a gestão do plantel é feita. Como é possível que se contratem 3 jogadores, para serem dispensados 4 ou 5 meses depois, sem terem dado qualquer contributo ao clube? E os custos dessas decisões, quem os suporta? Recordo que Peralta foi convocado uma só vez enquanto Pablo Castro nem isso.

Etiquetas:

domingo, 14 de outubro de 2007

Domingos insatisfeito



A Briosa perdeu ontem com Beira-Mar, por 2-1, em jogo particular, tendo Domingos Paciência ficado bastante desagradado, sobretudo com a exibição:

«Faltou quase tudo à nossa exibição. Uma equipa que trabalha durante a semana tem de ser capaz de muito mais no plano de jogo, e isso não aconteceu.»

Etiquetas:

sábado, 13 de outubro de 2007

A falta que tu nos fazes, Filipe...



No site oficial:

Agora ao serviço do West Bromwich Albion, Filipe Teixeira, aproveitou uma pausa para vir a Coimbra visitar os amigos.

Fomos encontra-lo à conversa com o Presidente da Académica, José Eduardo Simões.
Em declarações ao site oficial, Filipe Teixeira, confidenciou que “as saudades são muitas, esta é uma casa em que fiz grandes amigos e onde fui muito bem tratado”. Apesar da distância garante que acompanha sempre que pode a carreira da sua Briosa, “sobretudo através da Internet e das conversas com os amigos”.

O n.º 20 do West Bromwich Albion já marcou três golos no campeonato e muito tem contribuído para as ambições do clube que passam pela subida de divisão.

Filipe Teixeira contou, ainda, que a adaptação tem sido fácil e que apesar das saudades se sente muito bem em Inglaterra e garante estar numa excelente fase da sua carreira profissional.

Etiquetas:

terça-feira, 9 de outubro de 2007

In memoriam



Fausto Correia

Etiquetas:

domingo, 7 de outubro de 2007

Nada a dizer. Apenas que ainda não foi desta...

Académica, 0 - FC Porto, 1



Estádio Cidade de Coimbra, em Coimbra
Árbitro: Elmano Santos (Madeira)

ACADÉMICA

Pedro Roma; Orlando, Litos, Kaká e Pedro Costa; N´Doye e Pavlovic (Tiero, 73m); Lito, Miguel Pedro (Vouho, 86m) e Ivanildo (Hélder Barbosa, 31m); Joeano

Suplentes não utilizados: Ricardo, Fofana, Cris e Vítor Vinha

FC PORTO
Helton; Bosingwa (Cech, 33m), Stepanov, Bruno Alves e Fucile; Paulo Assunção, Lucho e Raul Meireles; Sektioui (Leandro Lima, 54m), Lisandro e Quaresma (Adriano, 77m)

Suplentes não utilizados: Nuno, Pedro Emanuel, Mariano e Bolatti

Ao intervalo: 0-1

Disciplina: Cartão amarelo a Stepanov (35m)

Marcadores: 0-1, Lucho (28m).

Etiquetas:

sábado, 6 de outubro de 2007

Vontade de fazer história



Domingos Paciência:

«É evidente que o F. C. Porto faz parte do meu passado, um passado bonito, e marcou o meu crescimento enquanto jogador e homem. Não escondo o grande orgulho que tenho por ter passado por aquela casa. Mas, apesar disso, lutarei sempre pelos meus interesses e pelos meus jogadores, que trabalham durante toda a semana para poderem ganhar.

Sou puro e não consigo esconder aquilo que me vai na alma. Mas quero ganhar, como toda a gente na Académica. Eu quero é que a Académica, no final da época, atinja os seus objectivos, independentemente de a quem tenha roubado os pontos.

É uma partida contra o campeão nacional, uma equipa invencível até agora, e será, por isso, um obstáculo muito difícil. Os meus jogadores vão apresentar-se muito motivados e com vontade de fazer história, já que a Académica não ganha ao F. C. Porto há 37 anos.»

Etiquetas:

Académica-FC Porto

Lista de convocados:

Pedro Roma, Ricardo, Joeano, Fofana, Kaká, Berger, Hélder Barbosa, Miguel Pedro, Lito, Orlando, Cris, Vítor Vinha, Litos, Pavlovic, Ivanildo, Vouho, Nuno Piloto, Pedro Costa, Tiero e N´Doye.

Etiquetas:

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Elmano Santos foi o escolhido



O árbitro madeirense Elmano Santos vai estar no Académica-FC Porto do próximo domingo.

Etiquetas:

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Pena que só tenham acordado aos 63 minutos...

Académica, 1 - Leixões, 1



Após assistir ao jogo desta noite - a qual é absolutamente imprópria para partidas da primeira liga - fico com pena que a nossa equipa só tenha acordado após o minuto 63.

Até se ver em desvantagem, a Briosa mostrou um futebol apático, displicente, sem chama, triste, com os jogadores a revelarem deficiente sentido posicional e a falharem passes em catadupa. A somar a isso uma exibição atabalhoada com uns a discutirem com os outros. Onde está uma voz de comando na equipa?

O Leixões foi um adversário incómodo, já que foi mais consistente, objectivo e perigoso, pelo que não me surpreendeu que chegasse primeiro à vantagem.

A partir daí, os homens de Matosinhos - muito bem apoiados por uma falange entusiástica - cederam terreno, recuaram, permitindo que a Briosa assumisse o comando, passasse a ser mais perigosa e criasse lances a roçar o golo, o que aconteceu numa bela jogada de envolvimento concluída por Lito.

Por muito que Domingos assim não pense, a verdade é que com Joeano em campo ganhamos mais dinâmica atacante, prendemos mais os defesas adversários e passamos a ter uma referência na área adversária.

Empate justo, mesmo que só tenhamos "jogado" vinte e tal minutos, e mais um pontinho amealhado em vésperas de defrontarmos "apenas" o FC Porto.


Estádio Cidade de Coimbra
Árbitro: Paulo Paraty (Porto)

ACADÉMICA
Pedro Roma; Pedro Costa, Kaká, Orlando e Vítor Vinha (Ivanildo); Paulo Sérgio (Tiero), Cris e N'Doye; Miguel Pedro, Lito e Hélder Barbosa (Joeano).

Suplentes: Ricardo, Joeano, Fofana, Litos, Pavlovic, Ivanildo e Tiero.

LEIXÕES
Beto; Filipe Oliveira, Nuno Diogo, Élvis e Ezequias; Bruno China, Paulo Machado e Hugo Morais; Jorge Gonçalves, Tales e Vieirinha.

Suplentes: Marco, Joel, Nwoko, Marco Cadete, Livramento, Jorge Duarte e Nuno Amaro.

Golos: 0-1 Hugo Morais, 1-1 Lito

Etiquetas:

Académica-Leixões

Lista dos convocados

Guarda-redes:
Pedro Roma e Ricardo

Defesas:
Kaká, Orlando, Vítor Vinha, Pedro Costa e Litos

Médios:
Cris, Paulo Sérgio, Miguel Pedro, Fofana, Ivanildo, Tiero, N'Doye e Milos Pavlovic

Avançados:
Lito, Hélder Barbosa e Joeano

Etiquetas: