SEMPRE BRIOSA

Briosa... se jogasses no céu, morreria só para te ver jogar!

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Péssimo ensaio

A Académica perdeu por 1-2, frente ao Tourizense, hoje, no Estádio Cidade de Coimbra, em encontro particular.

Davide abriu o marcador para os visitantes, logo aos cinco minutos, e Tiago Rosa elevou aos 62 para 0-2, cabendo ao marfinense Vouho reduzir a desvantagem, quase no final do encontro (82 minutos).

Joeano falhou uma grande penalidade e ainda houve outra que ficou por assinalar.

O onze inicial apresentado foi este: Pedro Roma; Orlando, Litos, Berger e Rogério Matias; Cristiano, Cris, Miguel Pedro, Hélder Barbosa; Fofana e Joeano.

Etiquetas:

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Matias quer Briosa



Rogério Matias:

«Estou muito motivado, porque tenho um carinho muito especial pelo clube e pela cidade. Na minha última passagem pela Académica, tive uma lesão muito grave, que me impediu de jogar, por isso espero que agora tudo corra melhor.

Regressar ao futebol português era uma prioridade, depois da passagem pelo campeonato belga, experiência que não correu muito bem.

A Académica tem um plantel com muita qualidade e a classificação da equipa não condiz com esse potencial.»

Etiquetas:

Proença nomeado

Pedro Proença, de Lisboa, vai ser o senhor do apito no V.Guimarães-Académica.

Etiquetas:

Rumo a Guimarães



Depois da injusta derrota do passado Sábado, a Mancha Negra organiza mais uma jornada para o apoio à nossa mágica Briosa, desta vez a Guimarães para confronto com os locais.

O jogo está agendado Segunda-Feira dia 3 pelas 19.45h, e o respectivo valor da Viagem + Bilhete será de 10 euros para sócios MN e de 20 para não sócios.

Apelamos assim a todos os Academistas e simpatizantes para comparecerem para o APOIO à nossa BRIOSA na conquista dos três pontos.

As inscrições e informações adicionais podem e devem ser efectuadas na sede da claque, sito pavilhão Jorge Anjinho, de segunda a sexta com o horário das 15 às 19 e 21:30 24H ou através dos telefones 936000633/917691086.

www.manchanegra85.com

A viagem está programada para o dia 3 com saida pelas 16:00 do Pavilhão Jorge Anjinho.

Saudações Académicas,
Miguel Pedro - MNTours85
MANCHA NEGRA
Pavilhão Eng. Jorge Anjinho,
R/CRua Infanta D. Maria3030 -330 Coimbra
Email: MNTours85@manchanegra85.com
MNTOURS85

Etiquetas:

sábado, 24 de novembro de 2007

Manteve-se a infeliz tradição

Académica, 1 - Benfica, 3

Com três golos esquisitos o nosso adversário desta noite nos derrotou. Pelo que jogámos, pela entrega e suor deixados em campo, nem sequer merecíamos o empate - e muito menos a derrota - mas como Domingos teve a ideia peregrina de entregar a titularidade da baliza a Ricardo, este não fez por menos e decidiu abrir a capoeira.

Foi pena, até porque Ricardo é um jovem com grande valor, só que lançá-lo numa partida destas encerra demasiados riscos. Como se constatou!

Manteve-se esta maldita tradição em jogos com o Benfica, a qual já começa a ser demasiado amarga, sobretudo atendendo à injusta derrota desta noite.


Domingos teceu as seguintes considerações no final do jogo:

«Perante o que os meus jogadores fizeram não esperava perder. Quando se comentem erros individuais isso acaba por decidir o jogo.
O Roma ficou no banco porque faz parte do plantel. O Ricardo mereceu a minha confiança e vai continuar a merecer. Sofremos o primeiro golo num livre muito próximo e era difícil para o Ricardo. Não merecíamos perder este jogo da forma que perdemos e muito menos sofrer três golos.»





Estádio Cidade de Coimbra, em Coimbra
Árbitro: Olegário Benquerença (Leiria)

ACADÉMICA

Ricardo; Nuno Piloto, Litos, Kaká e Pedro Costa; Pavlovic (Hélder Barbosa, 88), Paulo Sérgio, Lito, Ivanildo e N´Doye; Vouho (Joeano, 59)

Treinador: Domingos Paciência

BENFICA

Quim, Luís Filipe, David Luiz, Luisão e Léo; Binya Katsouranis (Petit, 60), Nuno Assis (Cardozo, 10), Rui Costa e Di Maria; Nuno Gomes (Adu, 63)

Treinador: José António Camacho

Golos: Lito, Rui Costa, Luisão e Adu.

Etiquetas:

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Académica-Benfica

Lista de convocados

Guarda-redes:
Pedro Roma e Ricardo.

Defesas:
Kaká, Markus Berger, Pedro Costa e Litos.

Médios:
Cris, Miguel Pedro, Paulo Sérgio, Tiero, N'Doye, Nuno Piloto, Milos Pavlovic e Ivanildo.

Avançados:
Lito, Hélder Barbosa, Vouho e Joeano.

Etiquetas:

Benfica não assusta Miguel Pedro



Miguel Pedro:

«Temos verificado que quando se mete velocidade na frente eles [Benfica] têm alguma dificuldade.
Aquele medo de perder o jogo tem de ser invertido, temos de ultrapassar isso.»

Etiquetas:

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

No espaço de poucos dias: Benfica ao quadrado

Taça de Portugal, 9 de Dezembro:

Benfica-Académica

Etiquetas:

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

De saída em Janeiro



Adianta hoje a comunicação social que Sarmento, Vítor Vinha e Nestor Alvarez deverão saír da Briosa, já em Janeiro, com o aval de Domingos Paciência.

No caso dos portugueses pretende-se que possam ter mais oportunidades de jogar, rodando assim noutros emblemas, enquanto que no caso do colombiano, o objectivo passa mesmo pela rescisão de contrato.

Etiquetas:

Aprovado




Os sócios da Académica aprovaram por larga maioria o relatório e contas de 2006/2007 e o orçamento para a próxima temporada.
José Eduardo Simões, presidente da Académica, apresentou um passivo de 10,7 milhões, 11 por cento menor que o do ano passado.
O parecer do revisor oficial de contas alerta para o facto de "não terem sido contabilizadas todas as obrigações decorrentes dos contratos em arquivo, pelo que o passivo encontra-se subvalorizado em 639.000 euros, com a sobrevalorização dos capitais próprios no mesmo montante".
A Academia Briosa XXI, um novo complexo que integra, entre outros, três campos de futebol, cuja inauguração deverá ocorrer no próximo mês e que, segundo José Eduardo Simões, pretende "promover e rentabilizar o desporto" também foram abordadas.
A Assembleia Geral da Académica ficou marcada pelo minuto de silencio em memória de Fausto Correia, antigo presidente do clube de Coimbra, falecido em Outubro.

Etiquetas:

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Assembleia-geral

Realiza-se hoje, em sessão ordinária, pelas 20H00, no Auditório do Estádio Cidade de Coimbra, Assembleia-geral de Associados da AAC/OAF.

A AG terá a seguinte Ordem de Trabalhos:

1. Apreciação e votação do Relatório e Contas da época desportiva 2006/2007, bem como dos pareceres e relatórios do Conselho Fiscal e do Revisor Oficial de Contas referentes ao mesmo exercício.

2. Apreciação e votação do Orçamento relativo à época desportiva 2007/2008 (redução do orçamento (em 500 mil euros), cifrado agora em cerca de 3,8 milhões de euros).

3. Academia Briosa XXI – conclusão e inauguração.

4. Informações

Etiquetas:

domingo, 11 de novembro de 2007

Resultado que se aceita

V.Setúbal, 3 - Académica, 1



Tarde de deslocação a um dos terrenos mais difíceis da primeira liga, para defrontar uma das poucas equipas europeias que ainda não perderam esta época!

O Setúbal começou melhor, bem mais pressionante, com o público de mãos dadas com a equipa, mas curiosamente fomos nós - através de um cruzamento de Nuno Piloto, não concluído por ninguém - a dispormos da primeira oportunidade de golo.

Pitbull, quiçá motivado por defrontar a ex-equipa esteve sempre muito activo, acabando os visitados por chegar ao 1-0 sem surpresa - por Matheus -, numa fase em que a nossa defesa passava por vários sobressaltos.

Um minuto depois, em lance irregular devido a fora-de-jogo de Elias, o Vitória chegou ao segundo, dando uma grande machadada na força anímica da Briosa. Apesar disso, os nossos jogadores reagiram bem, e não fora o desacerto de Joeano, assim como a eficaz organização defensiva sadina, e talvez tivéssemos chegado ao intervalo com outro resultado.

Para o segundo tempo, Domingos optou por tirar Joeano e colocar Fofana em campo, tendo este reduzido logo ao minuto 57, aproveitando um erro defensivo dos da casa, acabando por dividir a autoria do tento com Hélder Barbosa.

Quando tudo parecia começar a jogar a nosso favor, a expulsão de Orlando e uma grande penalidade causada por N'Doye - convertida por Pitbull - voltaram a dar vantagem de 2 golos aos sadinos, reduzindo o espaço de reacção da nossa Briosa.

Até final pouco mais de interesse se registou, exceptuando uma grande oportunidade desperdiçada por Lito, tendo os setubalenses sabido gerir bem a vantagem frente a um adversário em desvantagem numérica, acabando por vencer com algum mérito.

A verdade é esta: neste momento este Vitória não é do nosso campeonato, face à qualidade de jogo que demonstra, mas também é um facto que os próximos jogos não nos reservam grandes facilidades - Benfica (casa) e Guimarães (fora).

Atendendo à actual classificação, as nossas derrotas registadas até agora (três delas fora de Coimbra) foram com: (FC Porto), (Sporting), (Setúbal) e (Marítimo). Nada de escandaloso.


Estádio do Bonfim, em Setúbal
Árbitro: Artur Soares Dias (Porto)

V. SETÚBAL

Eduardo; Janício, Robson, Auri e Adalto; Sandro, Elias e Ricardo Chaves; Pitbull, Matheus e Leandro

Suplentes: Marco Tábuas, Hugo, Bruno Ribeiro, Paulinho, Bruno Gama, Edinho e Kim.

Treinador: Carlos Carvalhal

ACADÉMICA

Pedro Roma; Nuno Piloto, Orlando, Kaká e Pedro Costa; Pavlovic, Cris e N'Doye; Lito, Miguel Pedro e Joeano.

Suplentes:Ricardo, Fofana, Hélder Barbosa, Paulo Sérgio, Litos, Gyano e Tiero.

Treinador: Domingos Paciência

Golo: Matheus, Elias, Fofana e Pitbull.

Etiquetas:

sábado, 10 de novembro de 2007

V.Setúbal-Académica

Lista de convocados:

Pedro Roma, Ricardo, Joeano, Fofana, Kaká, Hélder Barbosa, Paulo Sérgio, Miguel Pedro, Lito, Orlando, Cris, Litos, Pavlovic, Nuno Piloto, Gyano, Pedro Costa, Tiero e N’Doye.

Etiquetas:

Prolongamento do vínculo contratual por duas épocas



Orlando:

«É o reconhecimento do meu trabalho, sinto que estou numa boa fase da minha carreira e é, também, sinal que me sinto muito bem na Académica e que é para mim uma enorme honra continuar a vestir esta camisola.»

Etiquetas:

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

De saída



Pablo Castro e Peralta afinal tinham vindo para a Briosa com bilhete de ida... e (rápida) volta!
Muda o treinador mudam-se as vontades... e assim vamos alegremente andando.

Etiquetas:

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Viagem ao Bonfim



Depois do "Amargo" empate obtido no passado Domingo, no jogo dos 120 anos da nossa Académica, a Mancha Negra organiza para o apoio da nossa Briosa, em busca da vitória, a viagem ao Estádio do Bonfim.

O jogo está agendado para domingo 11, pelas 16.00h, e o respectivo valor da Viagem + Bilhete será de 15 euros para sócios MN e de 20 para não sócios.

Apelamos assim a todos os Academistas e simpatizantes para comparecerem para o APOIO à nossa BRIOSA na conquista da vitória, em Setúbal.

As inscrições e informações adicionais podem e devem ser efectuadas na sede da claque, sito pavilhão Jorge Anjinho, de segunda a sexta com o horário das 15 às 19h, e 21:30 24H ou através dos telefones 936000633/917691086.

www.manchanegra85.com

A viagem está programada para o dia 11 com saída pelas 11:30 do Pavilhão Jorge
Anjinho.

Saudações Académicas,

Miguel Pedro - MNTours85

MANCHA NEGRA
Pavilhão Eng. Jorge Anjinho, R/C
Rua Infanta D. Maria
3030 -330 Coimbra
Email: MNTours85@manchanegra85.com
MNTOURS85

Etiquetas:

domingo, 4 de novembro de 2007

Ter o pássaro na mão...

Académica, 3 - E. Amadora, 3




O jogo desta tarde pode resumir-se ao facto da Briosa ter tido o pássaro na mão (leia-se os 3 pontos) e tê-lo deixado incrivelmente fugir.

Na tarde em que Lito brilhou, houve futebol de ataque, emoção, incerteza, mas também muita ineficácia nos nossos mecanismos defensivos. Não sei se se deve a isso, mas o facto de termos como treinador um ex-avançado pode ter feito com que se descurassem as rotinas defensivas na preparação da equipa para este jogo.

O primeiro golo surgiu num lance iniciado em Pavlovic que endossou a bola a Lito, o qual soube desviá-la de Nelson e enviá-la para dentro das redes.

Numa altura em que o marcador reflectia na perfeição aquilo que se passava no relvado, dada a nossa maior objectividade e esclarecimento, o golo do empate trouxe um sabor a injustiça ao resultado que se verificava ao intervalo.

Logo no arranque da segunda parte Lito voltou a marcar, no seguimento de um livre marcado por Hélder Barbosa. Esse golo veio no momento certo já que conferiu mais confiança aos nossos jogadores. Foi sem supresa que passados dez minutos o mesmo Lito, numa jogada de entendimento com Miguel Pedro, fez o 3-1, o que reflectia o evidente domínio da Académica. Grande hat-trick, o primeiro desta edição da Liga Bwin!

Numa jogada de insistência de Anselmo, os amadorenses reduziram, num lance que nasce de um erro do árbitro, já que este não assinalou evidente canto a nosso favor, na jogada imediatamente anterior.

Os nossos jogadores acusaram esse golo, instalou-se algum nervosismo na equipa e a partir daí tentaram segurar o resultado, sendo evidente que os visitantes acreditavam cada vez mais. E para nosso azar, N'Doye que podia ter sentenciado o jogo, despediçou de forma incrível o 4-2, uns minutos antes de Wagnão fazer o amargo empate.

Como adepto de futebol posso afirmar que este jogo deu tudo aquilo de que gosto: golos, emoção e incerteza no resultado.

Como adepto e sócio da Briosa este jogo deu-me a decepção de não termos sabido gerir uma vantagem de 2 golos e de não termos tido eficácia em lances que criámos e que podiam ter matado o jogo. A equipa necessita de jogar com mais serenidade e de não incorrer em tanta ingenuidade que muitos pontos ainda nos pode custar.

Por último: umas palavras de grande elogio à Mancha Negra que hoje soube recordar e homenagear um grande académico: Fausto Correia.


Estádio Cidade de Coimbra, em Coimbra
Árbitro: Luís Reforço (Setúbal)

ACADÉMICA

Pedro Roma, Nuno Piloto, Orlando, Kaká e Pedro Costa; Pavlovic, Tiero (Hélder Barbosa )e N'Doye; Miguel Pedro (Paulo Sérgio), Joeano e Lito (Fofana).

Suplentes: Ricardo, Fofana, Hélder Barbosa, Litos, Cris, Gyano e Paulo Sérgio.

Treinador: Domingos Paciência

E. AMADORA

Nélson, Rui Duarte, Wagnão, Maurício e Hugo Carreira; Fernando, Tiago Gomes e Marco Paulo; Yoni, Pedro Pereira e Jeremiah.

Suplentes: Pedro Alves, Daniel, Moreno, Mateus, NDiaye, Mossoró e Anselmo.

Treinador: Daúto Faquirá

Golos: Lito (3), Maurício, Anselmo e Wagnão.

Etiquetas:

sábado, 3 de novembro de 2007

Muitos parabéns!



A nossa querida Associação Académica de Coimbra, fundada a 3 de Novembro de 1887, completa hoje uns belíssimos 120 anos de existência.
Longa vida!!!!!!

Etiquetas:

Domingos lança apelo



Domingos Paciência:

«Nós gostamos de jogar com público. É importante para os jogadores sentir o forte apoio dos adeptos.
O objectivo para domingo é ganhar, em casa, porque uma vitória pode trazer não só mais pontos mas também mais confiança aos jogadores.»

Etiquetas:

Académica-E.Amadora

Lista de convocados

Guarda-redes:
Pedro Roma e Ricardo

Defesas:
Nuno Piloto, Kaká, Orlando, Litos e Pedro Costa

Médios:
Paulo Sérgio, Pavlovic, NDoye, Cris, Tiero e Fofana

Avançados:
Miguel Pedro, Lito, Joeano, Gyano e Hélder Barbosa.

Etiquetas:

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Reforço apita em Coimbra

Luís Reforço (Setúbal) foi o árbitro escolhido para o Académica - Estrela da Amadora, do próximo domingo.

Etiquetas: