Fundada em 1876, a Académica foi o primeiro clube a vencer a Taça de Portugal, em 1939. O seu surgimento deve-se à iniciativa de um grupo de estudantes da Universidade de Coimbra que fundiram o Clube Atlético de Coimbra, criado em 1861 com a Academia Dramática, fundada em 1837. A Briosa, nome pelo qual o clube é também conhecido, teve os seus momentos áureos na década de 60, período em que contou nas suas fileiras com jogadores como Toni ou Artur Jorge. Nos anos 90, passaram por Coimbra futebolistas como Dimas ou Fernando Couto.

Com o período revolucionário do 25 de Abril de 1974, a Académica esteve para ser extinta, em resultado de uma divisão no seio da Associação de Estudantes entre os que tinham como intenção encerrar o clube e os que pretendiam que futebol continuasse. Esta divisão levou a que um grupo de pessoas reunisse as condições necessárias para continuar com o futebol, mas com a designação de Clube Académico de Coimbra. Após dez anos, em 1984, a celebração de um protoco entre a Associação de Estudantes e o clube, permite ao mesmo regressar ao antigo nome, Associação Académica de Coimbra, mas como organismo autónomo de futebol. A equipa da Académica é também vulgarmente apelidada de "Estudantes de Coimbra", uma vez que, desde o seu inicio, está ligada a Associacão de Estudantes da Universidade de Coimbra.

A equipa de Coimbra, jogou, ao longo dos anos, em dois recintos: O primeiro foi o campo de Santa Cruz, construído nos anos 30 e o segundo, o Estádio Municipal de Coimbra, também conhecido por Calhabé por estar localizado na zona com o mesmo nome, edificado na década de 40 e que foi propriedade da autarquia local. O Estádio Cidade de Coimbra, construído no âmbito da candidatura de Portugal ao EURO 2004, pertence igualmente à câmara local e alberga 30 000 espectadores.

Em Maio de 2012 a Briosa derrotou o Sporting, por 1-0, no Estádio Nacional, na final da Taça de Portugal e conquistou o segundo troféu do historial, 73 anos depois de ter vencido a primeira edição da histórica competição, em 1939. A Académica fez aquilo que parecia ser o mais difícil: eliminou o FC Porto, chegou à final 43 anos depois e derrotou o favorito Sporting. Os "estudantes", no entanto, conseguiram contrariar o favoritismo do Sporting e acabaram por conseguir uma vitória que começou a ser construída aos quatro minutos: Diogo Valente tirou o cruzamento, a bola sobrou para Marinho - solto de marcação - ao segundo poste e o "pequenino" atacante da Briosa cabeceou para o fundo das redes.
SITE OFICIAL

- Academia Briosa XXI
- Académica de Coimbra
- Académica em Dia
- Académica Sempre
- Amo a Briosa
- Briosa
- Briosa OAF
- Briosa: Sem Comentários!
- Briosa Soccer
- Capas Negras
- Central B
- Denúncias e Opiniões
- Eternamente AAC
- Foot blogs - Académica
- Legião Negra
- Losango de História
- Mancha Negra Lousã
- Pardalitos do Choupal
- Pensar a Académica
- Rapazes de Preto
- Simplesmente Briosa
- Somente Briosa
- Viver Académica



- DUARTE GOMES NOMEADO PARA BRAGA
- ALGO MAIS, SIM, MAS COM A DEVIDA SOLIDEZ
- EM FORÇA PARA A OPERAÇÃO 'BRAGA'
- GARCÉS RUMA PARA AS ARÁBIAS
- A NOVELA 'PANAMIANA' CONTINUA...
- INDICAÇÕES POUCO POSITIVAS
- ELE VEM... MAS PELOS VISTOS PARA IR!
- O CÉU É O LIMITE!
- NÃO HAVIA MELHOR ALTERNATIVA?
- QUAL SERÁ O SENHOR QUE SE SEGUE?

0 comentários:
Enviar um comentário
<< Home