SEMPRE BRIOSA

Briosa... se jogasses no céu, morreria só para te ver jogar!

segunda-feira, 21 de junho de 2010

"FELIZ POR REPRESENTAR UM CLUBE HISTÓRICO"



Hugo Morais, 32 anos, ex-Leixões, assinou hoje um contrato válido para as próximas duas épocas com a Briosa.
As suas primeiras declarações já na condição de jogador da Académica:

«Estou bastante feliz por vir representar um clube histórico, com grandes pergaminhos no futebol.
Vou dar tudo em campo e espero que tudo corra bem no futuro. Sou mais um para ajudar a equipa e o clube. A equipa manteve a espinha dorsal e eu sou mais um para ajudar.
O ano passado a Académica praticava um futebol atractivo e com os jogadores que vêm queremos lutar pelos três pontos em todos os jogos, seja em que campo for.
O objectivo é sempre esse.
Prometo trabalho e entrega a todos os Sócios e simpatizantes da Académica.»


Nuno A.

Etiquetas:

quarta-feira, 16 de junho de 2010

AMBIÇÃO: CRESCER!



Jorge Costa, durante a apresentação oficial como técnico da Académica:

«As ambições são sempre crescer e os objetivos são ir longe na taça de Portugal e na Liga.
No campeonato, há equipas que lutam pela Europa e nós não fazemos parte desse lote, o mesmo se passando com o lote daquelas que lutam pela manutenção. Queremos, portanto, fazer um campeonato tranquilo, praticar bom futebol, chamar público ao estádio e continuar, de forma gradual e sustentada, o crescimento deste clube.
Prometo uma Académica sempre a lutar pelos três pontos até ao último minuto e a trazer mais gente ao Estádio.
Sei quais os objetivos do clube, onde quer chegar e o está a fazer de uma forma sustentada e são esses também os meus objetivos: ajudar a Académica a crescer.
Não fechamos a porta a jogadores emprestados não sendo esta a política do clube.

Este é um plantel que me dá totais garantias com a grande base do ano passado, mas que não está fechado.
Continua aberto a mais-valias.»


Nuno A.

Etiquetas:

terça-feira, 15 de junho de 2010

VOUHO E FOFANA DE SAÍDA. ROMA É INCÓGNITA

Notícia na edição de hoje do jornal A BOLA:

Vouho e Fofana, costa-marfinenses ainda ligados à Académica durante as próximas duas temporadas, não entram nas contas de Jorge Costa.
A equipa de Coimbra procura colocação para o duo atacante e, para já, mostra-se disposta a vender e não interessada numa cedência por empréstimo, como aconteceu com Fofana, ao Santa Clara na última temporada.
Entretanto, noutro âmbito, o futuro de Pedro Roma é para já uma incógnita, sabendo-se, porém, que na equipa técnica liderada por Jorge Costa o veterano guarda-redes não deverá ter espaço.

Pergunto: será que o nosso maior símbolo das últimas décadas, para não dizer o único, merece isto? Será que tantos anos de dedicação, com empenhamento e profissionalismo exemplares, não merecem outro tratamento e respeito? Enfim...


Nuno A.

Etiquetas:

segunda-feira, 14 de junho de 2010

HUGO MORAIS NA CALHA



Hugo Morais, 32 anos, médio em final de contrato com o Leixões, deve ser o escolhido para colmatar as saídas de Cris (Asteras Tripolis) e Tiero (CSKA Sofia).
O contrato, em princípio, terá a duração de duas épocas.


Nuno A.

Etiquetas:

quinta-feira, 10 de junho de 2010

CALENDÁRIO DA PRÉ-EPOCA

dia 1 de Julho:
Regresso aos treinos.

de 12 a 17:
Estágio na Covilhã (incluindo participação no Torneio Cidade da Covilhã, juntamente com Sporting da Covilhã e Vitória de Setúbal e a 10 de Julho, jogo com Tourizense)

dia 21:
Jogo em Quiaios com o Santa Clara.

dia 24:
Jogo em Tábua com o Vitória de Setúbal.

dia 28:
Jogo em Penafiel com a equipa local.

Ainda por definir o jogo de apresentação aos Sócios.


Nuno A.

Etiquetas:

PAPE SOW JÁ ASSINOU



O senegalês Pape Habib Sow é o reforço que se segue. O médio de 24 anos, formado no Grenoble, e que na época passada jogou no Châteauroux, já assinou por duas temporadas, tendo afirmado:

«Estou muito contente por ter assinado pela Académica. Falei com muitas pessoas e todas me disseram que era um grande clube.
Aos adeptos tenho a dizer que iremos lutar todos juntos para ficarmos nos primeiros lugares, de modo a conseguirmos uma boa temporada.»


Nuno A.

Etiquetas:

quarta-feira, 9 de junho de 2010

DIOGO VALENTE PODERÁ SER REFORÇO



Segundo adianta hoje a BOLA o extremo-esquerdo Diogo Valente vai ser cedido a título de empréstimo à Briosa.
Valente já passou pelo Boavista, FC Porto, Marítimo e Leixões, tendo na época passada representado o vice-campeão nacional Sp. Braga.


Nuno A.

Etiquetas:

terça-feira, 8 de junho de 2010

QUE JORGE COSTA NOS LEVE A MAIS ALTOS VOOS

Um líder nato, carismático, experiente e um ex-jogador com um currículo ímpar vitorioso. Eis o nosso novo treinador.
Após a passagem bem sucedida de dois jovens técnicos - Domingos e Villas Boas - tendo ambos deixado uma inegável marca positiva assente numa nova forma de ver e viver o futebol, parece-me assim que esta aposta faz todo o sentido, numa lógica de sustentação da continuidade, uma vez mais com a chancela da casa do dragão.
O erro de casting foi mesmo Rogério Gonçalves, curiosamente treinador com quem Jorge Costa fez dupla em Braga e a quem sucedeu.
Jorge Costa vai seguramente trazer uma forma profissional de se encarar a actividade, não abdicará do rigor e da disciplina, procurará mesclar no plantel muita juventude com jogadores com mais traquejo, trazendo ainda seguramente uma ambição que se deverá contagiar aos atletas que orientará. Não são muitos aqueles que se podem gabar de já terem levantado uma taça da liga dos campeões, envergando a braçadeira de capitão de um dos mais importantes emblemas da europa do futebol.
Por tudo isto, estou deveras satisfeito com a escolha feita pela Briosa, e sobretudo, acredito que Jorge Costa ajudará a consolidar a qualidade do nosso futebol, aliada - todos o esperamos - a uma perspectiva mais ambiciosa dos nossos objectivos.
Dentro de uma realidade que a nível económico não é fácil, onde a sensatez deve imperar, mas já com uma década de presenças ininterruptas na primeira liga, talvez seja chegado o momento de um emblema que representa uma região - e também valores únicos no panorama desportivo nacional - assumir novamente uma fasquia mais elevada para a sua equipa de futebol sénior.


Nuno A.

Etiquetas:

JORGE COSTA ESTÁ CONFIRMADO



Depois de muita especulação por parte da comunicação social, com muitos 'tiros ao lado', está confirmado que Jorge Costa será o novo treinador da Briosa nas próximas duas épocas. A apresentação oficial do técnico está marcada apenas para o próximo dia 16.
No dia em se assume assim a vinda do antigo capitão do FC Porto, este teve já oportunidade de nos deixar umas primeiras palavras através do site oficial da Briosa:

«É um orgulho enorme. É um namoro antigo que se transformou em casamento. O mais importante é que os sócios e simpatizantes da Académica possam ter a certeza absoluta que vai ser um trabalho de continuidade.
Este é um clube que está no caminho certo, está a crescer e é isso que quero fazer, ajudar o clube a crescer cada vez mais. Estamos a falar de um dos clubes com maior tradição no futebol português.
Só o nome Académica diz tudo. É um clube com História, com muitos anos de primeira Liga, um dos históricos do futebol português».

Bem-vindo, Jorge Costa. Que sejas muito feliz na Briosa. O teu sucesso será o nosso!


Nuno A.

Etiquetas:

sábado, 5 de junho de 2010

LITO DESPEDE-SE... PARA JÁ



Está confirmada no site oficial a saída de Lito, três anos após a sua chegada a Coimbra, proveniente da Naval.
Refere-se ainda no mesmo espaço que o jogador continuará ao serviço da Briosa, logo que termine a sua carreira de jogador, no desempenho de outras funções.
As suas palavras na despedida:

“Quero agradecer o apoio que os adeptos sempre me deram. Levo a Académica no coração e não esquecerei os bons momentos que aqui vivi, mas a vida é assim... Obrigado por tudo.”


Nuno A.


Etiquetas:

quinta-feira, 3 de junho de 2010

TIERO RUMA ATÉ MOSCOVO



O médio Tiero não vai jogar na Briosa na próxima temporada, já que deverá assinar nos próximos dias pelo CSKA de Moscovo.
Tiero segue assim o exemplo de outro médio, no caso Cris, o qual vai assinar um contrato por três épocas com o Asteras Tripoli, da Grécia.


Nuno A.

Etiquetas:

terça-feira, 1 de junho de 2010

UM SÍMBOLO QUE MERECE MAIS RESPEITO!

Pedro Roma:

«Aguardo um contacto da Académica. A minha continuidade não está definida. Vou aguardar, no entanto, dada a minha longa história ligada à instituição, acho que mereço outro tratamento, outro respeito por parte da estrutura diretiva da instituição.
Há um contrato alinhavado em cima da mesa, só que ainda não fui chamado para o assinar. Caso não o seja, em breve tenho que decidir o meu futuro.
Não posso estar à espera eternamente da Académica, qualquer que seja o futuro treinador. Dentro de uma semana, o máximo 15 dias, tomo uma decisão.»


Nuno A.

Etiquetas:

MAIS UM QUE SAI PREMATURAMENTE

A confirmar-se a saída de André Villas Boas para o FC Porto e a chegada de Jorge Costa para orientar a Briosa, questiono-me se José Eduardo Simões não estará apostado em fazer da nossa Instituição um satélite dos portistas.
Gostava muito de ver um técnico que deu provas positivas consolidar o seu trabalho mas parece que uma vez mais, tal como havia acontecido com Domingos, isso não será possível. Deve ser sina nossa não termos capacidade de reter os bons valores.
Resta-me agradecer a André Villas Boas pelo seu profissionalismo demonstrado ao serviço da Briosa e desejar ao senhor que se segue (Jorge Costa?) toda a sorte do mundo.


Nuno A.

Etiquetas: