SEMPRE BRIOSA

Briosa... se jogasses no céu, morreria só para te ver jogar!

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

A UNIÃO FAZ A FORÇA!



 O nosso plantel invadiu hoje espontânea e pacificamente a conferência de imprensa do nosso técnico Filipe Gouveia para vincar uma forte união do grupo. Nessa sessão de declarações relevo para as seguintes ideias de Filipe Gouveia:

«A derrota frente ao Sporting não abalou em nada o espírito do grupo. Jogámos em casa de um candidato ao título, estivemos em vantagem e depois em desvantagem e, nesse momento, até conseguimos chegar ao empate. Estivemos sempre organizados, com critério, pena foi que tivéssemos sofrido dois golos que não deveríamos sofrer. 
Queremos voltar a conseguir ter uma boa almofada pontual, como já tivemos esta época e, para isso, pretendemos vencer o Nacional. É uma equipa, com bons jogadores, nós temos que saber sofrer e contamos com o apoio dos nossos adeptos. 
O Nacional perdeu 3-1 com o União mas penso que foi um resultado enganador. Trata-se de uma equipa que foi formatada para a Europa, ainda agora vendeu um jogador para a China, e nós sabemos bem da qualidade que o plantel do Nacional tem. 
 Temos que ser iguais a nós próprios, tal como temos sido nos jogos em casa. A Académica quer somar três pontos com o Nacional e só depois pensar no próximo jogo. Temos que ter bola, caudal ofensivo e aproveitar as oportunidades que consigamos criar. 
Quero o grupo como está aqui: unido. Eles sabem que eu os defendo até à morte. Temos um compromisso e eles sabem que eu também vou com eles até à morte. 
Quem me conhece sabe que a minha preocupação é sempre o grupo de trabalho. Qualquer um pode jogar, eu já dei provas disso. Só tenho um barómetro que é o trabalho. Quem me der provas, joga.»

Também o nosso capitão Marinho acrescentou algumas palavras:

«Estamos aqui hoje todos para demonstrar que este grupo está unido. Queremos também fazer um apelo aos nossos sócios e adeptos para que apoiem esta equipa. Juntos somos mais fortes. Queremos remar todos para o mesmo lado para levarmos a Académica para o lugar que merece.»

Nuno A.

Etiquetas:

domingo, 30 de agosto de 2015

INDIGNAÇÃO DE SIMÕES

José Eduardo Simões, após o jogo desta noite:

«A Académica não deve ao fisco, não tem contratos paralelos, nem contratos por fora e está tudo registado como deve ser. Por isso as contas ao fisco são tão elevadas e muito mais elevadas que outros clubes com os quais não podemos competir com certos valores, mas depois aparecem contratos registados na Liga onde recebem metade do valor que nós oferecíamos»
«Apelo a todas as autoridades que investiguem os contratos que são pagos de forma parcial ou pagos por fora, porque só assim o futebol português leva um abanão. Uma coisa são os clubes cumpridores e é preciso que as autoridades vão a todos clubes ver o que se passa e existe. A respeito desse clube de António Fiúza utilizar esse subterfúgio para diminuir as verbas ao fisco e segurança social.»

Nuno A.

Etiquetas:

terça-feira, 26 de maio de 2015

VITERBO QUER APOSTA NO JOGADOR NACIONAL



 José Viterbo:

«Vamo-nos debruçar sobre a próxima época com calma, com a maior serenidade possível. As contratações que vamos fazer terão de ser cirúrgicas. 
A Académica tem de se virar para o mercado português, jogadores que conheçam bem o nosso campeonato. 
Dentro das condicionantes orçamentais da Académica, teremos de fazer os possíveis. A Académica não tem condições para sustentar uma equipa B como o V. Guimarães. 
Há jogadores com qualidade nos sub-23 mas a «décalage» entre o nível profissional e a essa equipa é enorme. 


Nuno A.

Etiquetas:

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

"TEREMOS DE ESTAR MUITO SOLIDÁRIOS"

Sérgio Conceição:

«É a opinião dele (Leonardo Jardim, que afirmou ser esta Académica a melhor dos últimos anos). Também posso achar que o Sporting é o melhor dos últimos anos. Não me merece comentário. Em termos de custos, são menos 20 % em relação à época passada. Se é o melhor plantel dos últimos anos, como ele diz, então é porque houve um bom trabalho da equipa técnica e direção.

Espero um Sporting moralizado, que nos merece todo o respeito. É uma instituição grande, que espero continue no bom caminho depois desta partida, até porque me parece que os dirigentes estão a dar os passos certos. Faz falta um bom Sporting ao futebol português e espero sinceramente que isso venha a acontecer.

Estamos conscientes das dificuldades pela qualidade individuais dos jogadores do Sporting, mas também vamos criá-las, espero um jogo equilibrado, e vamos fazer tudo para conquistar pontos. Quem entra para empatar normalmente perde, não é isso vamos fazer. Queremos ser fiéis nossos princípios, vamos jogar para ganhar, com nossas armas.

Treinámos da mesma maneira que na semana antes do Gil, as coisas não correram bem porque pecámos finalização. Foi um jogo não totalmente conseguido da nossa parte, mas fizemos coisas muito boas. Espero que as coisas mudem e consigamos concretizar as oportunidades amanhã.

Há jogos que correm desta maneira. Em Barcelos, foi a primeira vez que me aconteceu em 20 e tal anos de jogador e treinador. Nunca vi falhar tantas oportunidades. Penso que não voltaremos a ter tantas, mas também a ineficácia não será tão grande. Com o Sporting, espero que, com muito menos oportunidade, sejamos mais eficazes.

O Sporting tem jogadores muito bons, que desequilibram com facilidade, jovens que se querem mostrar e ter sucesso, mas também apanham a Académica motivada, e com espírito competitivo muito forte. É isso que prometo aos adeptos e, que sabem como eu sou como pessoa: máxima entrega, dedicação e trabalhar para um resultado positivo.

Defensivamente teremos de estar muito consistentes, solidários, em suma, o nosso processo defensivo tem de estar no máximo. Em termos ofensivos, somos uma equipa que provoca desequilíbrios no adversário, vamos ter as nossas oportunidades, mas se não sofremos golos, estaremos mais perto de ganhar o jogo.»

Nuno A.

Etiquetas:

sábado, 17 de agosto de 2013

O PRAGMATISMO DE CONCEIÇÃO

Sérgio Conceição, na antevisão da estreia, em Barcelos:

"Sabemos que vai ser um jogo difícil, tal como serão todos os outros, mas fizemos uma boa pré-época, estamos preparados, e estou confiante que vamos conseguir um bom resultado em Barcelos. 

Vitórias na pré-época? Claro que é sempre importante ganhar, para criar o hábito de vitória, mas eu dou muito mais importância aos processos da equipa. 

O Gil Vicente mudou alguns jogadores, tem um treinador diferente, mas acho que é uma equipa positiva, que gosta de jogar bom futebol. 

Temos 30 batalhas para disputar, se pudermos começar a ganhar a primeira, melhor. Os sócios da Académica devem sonhar com os objetivos da Académica, que passam por atingir a permanência o mais rápido possível. 

Temos que ser pragmáticos, objetivos e realistas do que vamos fazer, pensando numa época mais tranquila."

Nuno A.

Etiquetas:

quarta-feira, 10 de abril de 2013

CADEIRA DE SONHO

Sérgio Conceição:

«Estou muito contente e até emocionado, tenho que dedicar este regresso a dois ídolos, que já não estão entre nós: os meus pais. Sei que gostariam de me ver hoje aqui. Todos nós somos conimbricenses e sentimos a Briosa de forma especial.

Um jornal falava hoje em cadeira de sonho, e é verdade. Era uma ambição minha e agradeço à direção a oportunidade para treinar um grande clube como é a Briosa. Quem me conhece, sabe que a minha dedicação e entrega vão ser totais.

Além da grande equipa que nós temos, já a defrontei este ano, sei da qualidade destes jogadores, vou tentar inverter estes últimos resultados porque Académica merece estar sempre entre os grandes, porque é grande a Académica.

Vamos mudar algumas coisas, em função dos meus princípios e daquilo que a equipa necessita, mas é uma questão de confiança e mentalidade, de os jogadores acreditarem que é possível. Sou o primeiro a acreditar e por isso estou aqui. Vamos dar o máximo nestas cinco finais, até fazer 15 pontos se for possível.

A Académica vai manter-se? Obviamente que sim.

Se eu não acreditasse, não estaria aqui. Obviamente que sim. Mas sendo da terra, não terei maior ou menor responsabilidade, apenas a responsabilidade de ser profissional e dar o melhor de mim.

Ganhou um título, e, como academista, fiquei muito contente com isso. Entrou na história. Tenho, claro, outra forma de pensar. O Pedro fez o trabalho dele, e eu vou fazer o melhor que sei e posso, com máxima dedicação. Quem olhar para todo o meu historial sabe que sou assim mesmo.

Claro que falei com ele. Somos amigos, jogámos juntos no F.C.Porto, quando, em 2004, ganhámos a Liga dos Campeões com o Mourinho. Eu não podia jogar por já ter alinhado pela Lázio, mas fui colega, sou amigo e colega de profissão. A nossa relação é a melhor possível, entre duas pessoas que se respeitam».

Nuno A.

Etiquetas:

quinta-feira, 17 de maio de 2012

SONHAR ATÉ ERGUER A TAÇA



Adrien:

«A final é um jogo especial porque estive muitos anos no Sporting e ainda pertenço ao clube, mas, neste momento, estou do outro lado, estou no inimigo, só tenho de me concentrar no jogo e mais nada. Ainda assim, só per ser uma final já é muito especial. Tem sido um momento importante para a Académica e para Coimbra. Há 43 anos que a equipa não ia ao Jamor. É um feito muito bom, mas não queremos parar aqui. Temos de continuar a sonhar até erguer a Taça.»

«Foi por um pormenor que não ganhámos os dois jogos contra eles (Sporting). Não é preciso ser grande analista para saber isso. Desta vez é diferente, é mais um jogo em que temos de dar o nosso melhor e só com muito sacrifício conseguiremos ganhar.»

«Se as duas equipas chegaram à final qualquer uma pode ganhar. Não fugimos à regra. Se há favorito? Claro que não. A minha vontade é ganhar, tal como todos os meus colegas. Todos sabemos do valor da equipa do Sporting, não vale a pena procurar pontos menos bons. É uma equipa fortíssima e teremos de jogar de forma muito concentrada.»



«As vitórias dão sempre confiança e essas duas últimas, ainda por cima uma em Guimarães, um adversário complicadíssimo, deram-nos muito moral. Mostrámos o grande caráter desta equipa tem, a grande vontade de melhorar e ganhar títulos. Estes últimos dois jogos mostraram a nossa força e deram-nos muita confiança para a final.»

«Quero continuar a jogar. Pertenço ao Sporting, por isso só posso voltar e depois respeitarei a decisão do clube. Cabe-me mostrar o que valho e a decisão é do Sporting . De qualquer forma, valeu a pena jogar na Académica. Todas as experiências são boas e esta serviu para jogar e ganhar confiança.» 


Nuno A.

Etiquetas:

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

TREINADOR ESPERA LEIRIA MAIS FORTE



Pedro Emanuel perspectivando para 'A Bola' a partida com a União de Leiria:

De que UD Leiria está à espera para o jogo de sexta-feira?
Sabemos que muita coisa mudou no UD Leiria desde o jogo da primeira volta. Mudou o treinador, mudaram vários jogadores, mudou a estrutura e o modelo de jogo.
Está mais forte, tem vindo a ter mais consistência no seu jogo e por isso não esperamos facilidades.
Temos o exemplo do último fim-de-semana, onde estiveram muito perto de vencer o Nacional, na Madeira.

E Académica, também está mais forte?
Sim, há uma evolução nos nossos processos de trabalho. Temos mais consistência na forma de jogar e há um maior entrosamento individual e coletivo.
Esses são as principais diferenças da Académica da primeira jornada para a Académica de agora.

Ficou satisfeito com os 18 pontos alcançados na primeira volta?
Penso que ficámos dentro daquilo que tínhamos idealizado, entre os 17 e os 20 pontos. Aliás, os 20 pontos seria o ótimo. Julgo que podíamos ter feito um bocadinho mais, nomeadamente por tudo o que se passou no último jogo diante do V. Guimarães, pela qualidade do futebol que produzimos.
No entanto, e perante esta realidade, os nossos objetivos mantêm-se intatos. Sabemos perfeitamente o caminho que queremos trilhar. Os 30 pontos serão o barómetro para estarmos tranquilos na classificação.

Os últimos resultados para a Liga não foram os melhores. Está preocupado?
Os pontos e as vitórias moralizam sempre, não vale a pena estarmos com hipocrisias. Nos últimos nove jogos ganhámos um, empatámos três e perdemos cinco, temos perfeita consciência disso, mas se quisermos analisar os adversários também os podemos fazer.
Aliás, basta recordar o último jogo, com o V. Guimarães, onde estivemos muito bem e produzimos futebol de grande qualidade, frente a um crónico candidato à Europa e que luta por outros patamares.

O que espera de David Simão, o mais recente reforço do plantel?
Era um jogador que já tínhamos referenciado desde o início da época, mas só agora conseguimos fazer um forcing para o trazer.
Traz diversidade aos médios que temos ao nosso dispor e as suas caraterísticas podem dar à equipa uma maior diversidade no nosso jogo.

Ainda espera mais reforços?
Já disse várias vezes que estamos à procura de um defesa-central e de um extremo. Se acontecer, como foi o caso do David Simão, que possa chegar alguém que acrescente algo à equipa, virá.
No entanto, os que cá estão têm cumprido à risca o que tem sido pedido e a produtividade que temos tido deixa-nos à vontade para fazer algumas adaptações. Para formar uma dupla de centrais, e por ter sido essa a minha posição, o mais importante é conhecerem-se e complementarem-se.
Face às nossas opções, neste momento da época, provavelmente o Abdoulaye e o Pape Sow são a nossa melhor dupla.

Nuno A.

Etiquetas:

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A 180 MINUTOS DO JAMOR



Pedro Emanuel em discurso directo, na Bola:

A Académica é favorita?

Não sei porquê! Quando chegamos a esta fase da prova, tudo pode acontecer, independentemente do escalão. Lembro-me que há uns anos o Leixões, que da II Liga, chegou à final. Isso para mim, pouco me diz. O que me interessa é a nossa produtividade em campo para podermos justificar a passagem à final.

Acredita que a eliminatória pode ficar decidida na primeira mão?

Acho que não. É a duas mãos e estamos a contar jogar 180 minutos para podermos demonstrar que temos capacidade para chegarmos à final, que é a nossa ambição.

Como sente o grupo?

Acima de tudo os jogadores estão a viver este momento de uma forma alegre. Estamos com os pés bem assentes na terra porque ainda nada foi conseguido, há dois jogos por disputar. Não acho que tenha que ser uma responsabilidade acrescida. Deve ser sim um momento de prazer por poderem chegar tão longe numa prova que tem bastantes pergaminhos em Portugal. Valorizamos o adversário e temos que ter o máximo de cuidado para ultrapassarmos a Oliveirense. Tivemos um percurso de grande esforço para aqui chegar, e é lógico que o grupo está muito entusiasmado para disputar esta meia-final. Vamos alimentar o sonho porque, muitas das vezes, estes são momentos únicos nas carreiras dos atletas e por isso deve ser valorizado.

O que é que a Académica tem que fazer para vencer a eliminatória?

O mais importante é não perdermos a nossa identidade. A Oliveirense é uma equipa extremamente competitiva, têm-no demonstrado, tem o melhor marcador da Liga Orangina, tem produtividade e transições fortes e conta com jogadores experientes contra os quais eu tive a oportunidade de jogar. Julgo que estão reunidas todas as condições para ser um bom espetáculo, que arraste gente ao estádio, que é a alegria do futebol.

Têm noção que podem entrar na história do clube?

A história é para se ir fazendo sempre. Eu fui três ou quatro vezes à final da Taça de Portugal enquanto jogador e na última não tinha menos ambição do que na primeira. O caminho faz-se quando uma pessoa está motivada para fazer história e quer superar as dificuldades. Pelo que tem sido o nosso trajeto até aqui, os jogadores merecem-no. Vamos deixar tudo em campo para proporcionar essa alegria aos adeptos e à cidade, uma vez que o clube não está no Jamor desde 1969. A Académica tem muitos pergaminhos no futebol português e nós temos que saber valorizar isso.
Está a ser criada uma grande envolvência em redor do jogo e fico contente com isso.
Gostava que estivessem 30 mil adeptos no estádio.

Nuno A.

Etiquetas:

MARINHO QUER FAZER HISTÓRIA



Marinho, em entrevista à Bola:

Como encara o jogo com a Oliveirense?

Vai ser um jogo muito difícil. Há muita qualidade na Liga Orangina, tal como se comprova com a competitividade desse mesmo campeonato. Eles vão estar super motivados, e, tal como nós, também têm uma vontade enorme de ganhar.

A Académica é favorita?

Eu sempre disse e continuo a dizer que neste tipo de competição, ainda para mais nas meias-finais, o favoritismo é posto um pouco de lado porque ambas as equipas têm uma motivação enorme. O favoritismo não vence jogos, tem que se provar dentro do campo. Vamos encarar o jogo com a maior seriedade e profissionalismo para conseguirmos a vitória.

Já desde 1969 que a Académica não chega à final. Têm noção que podem entrar na história do clube?

Sim, sabemos que podemos entrar na história do clube. Eu até costumo dizer, a brincar, que nós este ano temos história para fazer todas as semanas. Julgo que isso é um aliciante extra para nós e mais um objetivo para ficarmos na história da Académica.

Que apelo lança aos adeptos para o jogo de quinta-feira?

Espero que os adeptos nos continuem a apoiar como têm feito até agora porque nos ajudam e nós sentimo-nos acarinhados. Têm sido lançadas várias iniciativas e espero que possamos ter o estádio cheio. Estamos a um passo de conseguir um objetivo não só dos jogadores e do clube como também de uma cidade, de muitas gerações que estão há muitos anos a aguardar por ver a Académica na final do Jamor.

Recentemente saíram dois jogadores (Berger e Sissoko), que eram bastante utilizados. Como é que o grupo reagiu a esta situação?

Penso que a equipa reagiu bem, como se viu já esta semana em Setúbal. Independentemente de não termos conquistado os três pontos, batemo-nos bem e não nos ressentimos da ausência deles. Temos um grupo forte e isso tem-se notado ao longo do campeonato. Jogue um ou outro, a equipa mantém o mesmo nível e isso é o mais importante.
Quem está cá está super motivado e vale pelo dobro ou pelo triplo. Fico muito feliz pelas saídas deles, pois merecem todo o sucesso.
O Sissoko é um miúdo novo, com grande qualidade. Era um colega fantástico e é de inteira justiça que consiga singrar no futebol alemão.
Quanto ao Berger foi uma perda não só enquanto jogador mas também enquanto homem, dada a importância que tinha no balneário.

Nuno A.

Etiquetas:

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

"O PENAFIEL SERVIU DE EXEMPLO"



Pedro Emanuel, na antecâmara do jogo com o Desportivo das Aves (jornal A BOLA):

Quais são as expectativas para o jogo de amanhã?
As expectativas são as melhores. Vimos de resultados positivos e de exibições conseguidas e acima de tudo com postura e determinação de uma equipa que tem ambição. Essa é a receita que temos de introduzir no jogo de amanhã. Temos que alimentar o sonho com humildade e com o espírito colectivo que a Académica tem vindo a apresentar. Temos valor, qualidade e ambição para estarmos na final da Taça de Portugal.

O que espera do Desp. Aves?
Espero uma equipa aguerrida, a tentar explorar os espaços que nós lhes possamos dar. Reconheço o valor do adversário, que tem qualidade e também têm a ambição de alimentar o sonho que de certeza absoluta que o têm.

A eliminação da Taça da Liga, diante do Penafiel, uma equipa que também milita na Liga Orangina, serviu-vos de exemplo?
Está mais do que evidente. Serviu de exemplo. Aliás, na eliminatória anterior da Taça de Portugal, o Leixões voltou a ser outro grande exemplo do que são as equipas da Liga Orangina e o Aves não foge à regra. É uma equipa bem orientada, com um treinador jovem, e bastante organizada. É um adversário que conhecemos e temos a nossa estratégia para o ultrapassar. Não acredito que venham jogar para os penalties, já que isso é uma lotaria.

Pondera fazer alterações no onze?
Eu nunca apresento a equipa habitual. Apresento sim a equipa que melhor está capacitada para poder defrontar o adversário seguinte. Vamos jogar com a melhor equipa para este jogo.

A possibilidade de existir alguma euforia já foi comentada pelo presidente.
O alerta do presidente tem a ver com o que se pode passar à volta da equipa. Temos uma equipa jovem que está a ser falada pelo seu desempenho, mas a humildade tem que estar sempre presente. Julgo que é um alerta bastante inteligente por parte do presidente, até porque nós sabemos quais são as nossas limitações, tal como sabemos quais são as nossas qualidades.

Teme perder algum jogador em Janeiro?
Neste momento ainda não há nada de concreto e os jogadores sabem perfeitamente disso. É natural que haja este tipo de abordagens, mas eu ando no futebol há alguns anos e a experiência diz-me que às vezes há muito fumo mas o fogo é pequenino.

Também há jogadores menos utilizados que podem querer sair para jogar com maior regularidade. Que opinião tem?
É normal e natural que todos os atletas tenham a legitimidade de pensar em jogar na equipa. Se houver uma possibilidade desses jogadores menos utilizados saírem sem que nós não fiquemos minimamente diminuídos iremos abordá-las e decidi-las no momento certo. O Jerry Sitoe pode ser um desses casos. Não queria perder muitos jogadores. Na eventualidade disso acontecer, talvez dois ou três jogadores. Queria mexer o menos possível, para mantermos o grupo forte, unido e coeso que temos.

Nuno A.

Etiquetas:

domingo, 18 de dezembro de 2011

APELO A APOIO RUMO AO JAMOR



José Eduardo Simões: «apelo para que os adeptos estejam presentes em grande número e que apoiem a equipa no objectivo de vencer o Desportivo das Aves e garantir a qualificação para as meias-finais da Taça de Portugal».

Nuno A.

Etiquetas:

sábado, 10 de dezembro de 2011

PEDRO EMANUEL ANTEVÊ DIFICULDADES EM OLHÃO



Pedro Emanuel:

«O Olhanense, antes de mais, é um adversário directo, que está muito próximo de nós na tabela. Será um jogo equilibrado, com ambas equipas a procurar vitória.

Estamos com enorme alento, porque não ganhamos fora para o campeonato há algum tempo, e queremos inverter isso.

Teremos pela frente um oponente de valor, que tem feito um campeonato regular e está bem orientado.

O Olhanense tem um colectivo bastante compacto e procura não se desequilibrar muito em termos posicionais em nenhum momento do jogo. São mortíferos nas transições e no aproveitamento dos espaços concedidos pelos adversários.

Têm jogadores com qualidade e experiência de primeira liga, que dão equilíbrio emocional.

Nós olhamos para o futuro, para aquilo que podemos fazer, temos perfeita noção do que temos de fazer e o futuro é o caminho, já na segunda-feira, em Olhão.»

Nuno A.

Etiquetas:

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

HOMEM DO MOMENTO

























Fábio Luís:

«Fui feliz por ter tentado e ter marcado.
Venho a trabalhar para jogar mais, tenho de aproveitar as oportunidades.»

Nuno A.

Etiquetas:

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

NÃO SE ESPERAM FACILIDADES



Pedro Emanuel, na antevisão ao jogo de domingo com o Leixões, a contar para os oitavos-de-final da Taça de Portugal:

«Esperamos naturalmente um jogo difícil, mas vamos com a ambição de procurar o resultado e alimentar o sonho de chegar à final do Jamor.

O Leixões tem uma equipa muito aguerrida, organizada e com muita determinação.

Temos de meter no jogo determinação e vontade de vencer, porque sabemos que a Taça é a festa do futebol e podem acontecer surpresas.


Queremos evitá-las e ser nós a assumir o pouco favoritismo que temos por sermos uma equipa da Liga.»

Nuno A.

Etiquetas:

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

TROCA DE GALHARDETES?



Pedro Emanuel, na antevisão do jogo de amanhã:

«Espero um Beira-Mar completamente diferente. É uma equipa que gosta de ter bola, por aquilo que tenho observado.

São duas equipas com bons executantes e por isso espero um jogo equilibrado.

Conheço muito bem o Rui, é uma pessoa calculista. Não temos excesso de confiança, pela humildade do nosso plantel, mas estamos sim com a confiança necessária para lutar pela vitória.»



Não vejo nada de particularmente ofensivo ou pingo de insinuação nestas declarações do nosso treinador, para que Rui Bento se tenha imediatamente abespinhado, ao ponto de replicar:

«Calculista, eu? Não sei a quê que ele se refere. É uma pessoa que, realmente, me conhece bem. Sabe perfeitamente como fui como jogador e como profissional e sabe que procuro ser o mais sério possível».

Enfim, fait-divers. O resto vê-se amanhã no campo!

Nuno A.

Etiquetas:

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

"O MÉRITO É DOS JOGADORES"



As impressões de Ulisses Morais após o triunfo obtido em Guimarães:

«Esta vitória só foi possível porque os jogadores conseguiram perceber que a atitude e o compromisso que estabelecemos seria o caminho para o sucesso. Entrámos envergonhados. Com tempo conseguimos controlar as emoções e ficámos mais seguros.

Além do trabalho dos jogadores e da sua entrega, é importante dizer que este sucesso vem de trás. O mérito é dos jogadores e da forma como interpretaram o que falámos. Entrei ali para agradecer-lhes pela forma como me receberam. Sinto-me agradecido.

[Há muita coisa a melhorar?] Sempre. Nunca há perfeição, mas vamos sempre em busca dela. Ganhámos um jogo que pertence ao passado, temos de olhar para o futuro.»

Nuno A.

Etiquetas:

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

BENEFÍCIO DA DÚVIDA



Parece-me claro que estamos a 'inventar' um treinador, ou por manifesta incapacidade para atraír um técnico de créditos firmados, ou então porque de facto alguém detectou em José Guilherme um potencial tremendo para se revelar um bom treinador.

Estou muito céptico, não conheço o seu trabalho, nunca tinha ouvido falar dele, e precisamente porque não gosto de julgar ninguém antes de ver os resultados que produz, merece o benefício da dúvida.

As suas declarações aquando da apresentação oficial enquanto novo treinador da Briosa:

«Chego agora à Liga por uma questão de opção. Há várias formas de chegar ao topo. Alguns querem solidificar a sua formação primeiro, foi o que me aconteceu. Já estou há alguns anos no futebol, embora noutras funções. A partir do momento em que passei pela Selecção, achei que era a altura indicada para dar uma volta na carreira e tornar-me treinador profissional.

Foi tudo muito rápido. O convite aconteceu já bastante tempo depois da saída de Jorge costa, não estava à espera. Em termos de carreira perspectivava começar a treinar só para o ano. Foi de um momento para o outro. Era sim ou não. E foi sim...

Vou pensar 24 horas na Académica, mesmo a dormir vou sonhar com ela algumas vezes. Prometo dedicação máxima, a 100 por cento. Se posso prometer a manutenção? A equipa está em posição confortável e não nos passa pela cabeça que não o consiga.


«Jorge Costa e Villas Boas só me disseram coisas fantásticas. Não conheço ninguém que diga mal de Coimbra».

Nuno A.

Etiquetas:

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

ATÉ SEMPRE , JORGE!



"À Académica,

É difícil esta missão de me dirigir a vós neste momento. Não são muitas as palavras que terei a dizer para justificar esta minha decisão, mas sinto o dever de vos deixar uma mensagem de despedida, tantos foram os bons momentos que passei em Coimbra.

Antes de mais, quero dizer-vos que não estou a deixar a Académica. Estou a deixar o futebol.

Por motivos estritamente pessoais que não me permitem continuar a actividade profissional que mais me realiza, hoje anuncio com grande tristeza que deixarei de treinar equipas de futebol. Não deixo apenas de ser treinador da Académica, deixo de ser treinador de futebol.

Neste momento, quero registar o orgulho pelo desempenho desportivo da minha equipa, o qual tenho de agradecer aos meus jogadores e aos restantes membros da equipa técnica, que sempre me apoiaram, compreenderam e potenciaram o meu trabalho. A todos eles desejo as maiores felicidades pessoais e profissionais.

Não posso deixar de pedir desculpa ao Presidente da Académica, dirigentes, equipa técnica, jogadores e demais funcionários. Aos Sócios e aos adeptos... Para com todos eles fico em dívida, uma dívida que jamais poderei saldar.

Por fim, quero registar o grande privilégio que foi para mim treinar a Académica. Num momento difícil como este, dá-me um certo conforto saber que treinei este clube e guardarei para sempre todos os bons momentos que me proporcionaram.

Um abraço a todos e muito sucesso, dentro e fora das quatro linhas…"

Jorge Costa


Nuno A.

Etiquetas:

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

"ESPERAMOS VENCER NO BONFIM"



A antevisão do nosso treinador, Jorge Costa, ao jogo com o Vitória de Setúbal:

«Esperamos ser a primeira equipa a vencer no Bonfim para o campeonato. É um jogo de dificuldade grande, mas parece-me que esta Académica está muito bem e esperamos regressar de Setúbal com os três pontos.

O V. Setúbal é uma boa equipa, experiente e compacta, e que vale pelo seu todo.


Passámos um ciclo de jogos difíceis, mas não estamos num momento difícil no Campeonato. Estamos numa situação boa, sabendo, claro, que há uma série de equipas muito próximas de nós na tabela, mas faltam três jogos até final do ano e quatro para acabar primeira volta. É o momento certo para somarmos alguns pontos e encarar o regresso à Liga em Janeiro com outra tranquilidade.

O Vitória é uma equipa, acima de tudo, muito compacta, que vale pelo seu todo. Uma equipa de trabalho, que não tem muitos pontos fracos, fortíssima nas bolas paradas, com jogadores experientes, e que ainda não perdeu em casa.

Será um jogo de grau de dificuldade grande mas a Académica está bem, vem de uma vitória, num campo difícil [Aveiro], portanto temos a expectativa de fazer um bom jogo e de regressar com os três pontos.

Se fossemos jogar agora, com todo o respeito que o Manel me merece, penso que levava vantagem. Acho que fisicamente estou um pouco melhor [sorrisos]. Isto não é sobre nós. Temos de ter consciência do nosso valor como equipa e daquilo que temos feito de bom. A segunda parte do nosso último jogo, por exemplo, quase roçou a perfeição. Respeitamos sempre o adversário mas temos de nos preocupar mais com as nossas potencialidades.

Continua a haver possibilidade de ficarmos isentos (sorteio da Taça de Portugal)? Se não, o FC Isento era a minha preferência. Aqui há duas vertentes. O clube talvez preferisse jogar com um grande em casa, mas, para mim, há o aspecto desportivo, e, como tal, gostava de ir o mais longe possível. Gostava que o sorteio fosse um pouco mais simpático para nós desta vez.»


Nuno A.

Etiquetas: